Dados do Trabalho
Título
PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE PACIENTES VÍTIMAS DE QUEIMADURAS NO BRASIL
Objetivo
Analisar o perfil epidemiológico de queimados no Brasil no período de 2019 a 2023.
Métodos
Estudo ecológico e descritivo realizado no Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS) vinculado ao Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). Os critérios de inclusão foram internações, custos com saúde e quantidade de óbitos por queimaduras e corrosões da população brasileira. Após, foi realizada uma análise estatística do tipo descritiva utilizando o Excel, para organizar os achados da pesquisa.
Resultados
Foi constatado um total de 142.416 pessoas internadas por queimaduras e corrosões. Deste montante, sobressaiu-se a região Sudeste com 49.602 internações, seguida da região Nordeste, com 38.274, Sul, com 24.649, Centro-Oeste, com 22.051 e Norte, com 7.840. Com relação à faixa etária, houve maior incidência de pessoas entre 30 a 39 anos, totalizando 23.171 internações. A quantidade de homens internados foi significativamente maior, comparado a quantidade de mulheres internadas pela mesma condição (63%). Ao todo, foram contabilizados 4.316 óbitos decorrentes desse quadro durante todo o contexto analisado, e mais de 343 milhões de reais gastos. Esses dados se relacionam com a literatura, visto que classificam adultos entre 20 e 39 anos como o principal grupo de risco, resultantes de atos negligentes, seguidos por crianças menores de 10 anos e idosos acima de 60 anos, sendo a maior prevalência entre homens.
Conclusão
As informações apresentadas demonstraram um decréscimo de internações por queimaduras e corrosões em 2019 e 2020, seguido por um aumento progressivo entre 2020 e 2023. Este é um estudo com população agregada e, portanto, apresenta algumas limitações, pois não permite inferências a nível individual, além de não contabilizar os casos de subnotificações. Considerando os dados coletados, são necessários mais estudos que busquem compreender as principais causas inerentes a esses incidentes entre o público adulto, além de políticas que forneçam subsídios para a promoção de ações educativas em saúde da população brasileira a fim de reduzir a incidência dessa condição clínica.
Palavras Chave
Brasil; Epidemiologia; Queimaduras
Área
ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA
Autores
HELLEN CRISTINE NUNES GON, Eduardo Vitorino , Rita de Cássia Da Silva Oliveira , Maria Fernanda Carvalho Martins Moreira