Dados do Trabalho


Título

Avanços Promissores na Terapia Celular para a Doença de Parkinson: Evidências e Perspectivas

Objetivo

Está revisão tem como objetivo evidenciar a eficácia do uso da terapia celular para a Doença de Parkinson (DP).

Fonte de Dados

: Foi realizada uma revisão integrativa na base de dados PubMed, utilizando-se os descritores “stem cells in Parkinson's disease”. Foram incluídos artigos em inglês, textos completos gratuitos, publicados a partir de 2016.

Seleção de Estudos

As buscas resultaram 6 artigos, dos quais, 3 atenderam aos critérios de inclusão e exclusão.

Coleta e Análise de Dados

Foram coletadas informações sobre os autores, tipo de estudo, ano e país da publicação e resultados.

Síntese de Dados

Três ensaios clínicos investigaram o potencial terapêutico das células na DP. No estudo de Cartens, 2 pacientes com DP receberam transplantes de células nucleadas totais nos músculos faciais e nariz em um ensaio cego. Homem de 72 anos com tremor dominante foi acompanhado por 5 anos, enquanto uma mulher de 50 anos com rigidez de tronco e membros foi acompanhada por 1 ano. Os dois mostraram melhorias significativas, de marcha, habilidades motoras finas e padrão de sono. Madrazo realizou um estudo de série de casos em 8 pacientes com DP moderada a grave, injetando células progenitoras neurais na putamina dorsal por cirurgia estereotáxica. Este estudo indicou que o transplante de células-tronco foi seguro e eficaz, com os pacientes melhorando função motora e na resposta à levodopa, sem complicações adversas. Da mesma forma, Lige com o transplante de células precursoras neurais unilateral no corpo estriado de 21 pacientes com DP, revelou melhorias significativas nos sintomas sem efeitos colaterais evidentes. Os 3 demonstraram a eficácia nas intervenções celulares e melhoria dos sintomas motores e não motores da DP. Esses resultados sugerem que o transplante de células precursoras neurais é uma abordagem válida e segura para o tratamento da DP, proporcionando esperança à aqueles afetados por tal condição.

Conclusão

A terapia celular na DP mostra avanços promissores em eficácia e segurança. Estudos recentes, incluindo os de Cartens, Madrazo e Lige, enfatizam os benefícios das células-tronco neurais na melhoria dos sintomas motores e não motores. Observou melhorias sustentadas e poucas complicações, indicando a viabilidade desse tipo de transplante como opção terapêutica.

Palavras Chave

Células-tronco; doença Parkinson; células progenitoras.

Área

NEUROLOGIA

Autores

MATHEUS REVERETE DE ARAUJO, Renato Cesar Moretti Junior, Otavio Oliveira Furlan, Milena Cristina Pires de Freitas, Patrícia Cincotto dos Santos Bueno, Vinicius Gabriel Silvério Scholl, Vitória Padilha Spautz, Carlos Eduardo Bueno