Dados do Trabalho


Título

Exposição prolongada a telas e seu impacto no desenvolvimento cognitivo infantil

Objetivo

Evidenciar o prejuízo causado a partir da exposição prolongada as telas na infância.

Fonte de Dados

Os artigos foram selecionados através de consulta na base eletrônica de dados PUBMED em abril de 2024, a partir dos termos “screen time”, “children” e “cognitive”.

Seleção de Estudos

Foram selecionados três estudos limitando a busca a trabalhos publicados nos últimos cinco anos, de modalidade primária e realizados na população de idade igual ou inferior a 10 anos.

Coleta e Análise de Dados

Os dados dos artigos encontrados pela estratégia de busca inicial foram avaliados independentemente por dois autores e incluídos na análise ao cumprirem critérios como metodologia de estudo de coorte, exposição semelhante e desfechos homogêneos.

Síntese de Dados

As pesquisas foram realizadas através de questionários parentais, testes educacionais infantis e análise de currículo escolar, ao todo 14.399 crianças participaram dos estudos. Os resultados obtidos confirmaram a relação entre o tempo de uso de tela prolongado, considerando uma média de 1,5 a 2 horas por dia, e o desenvolvimento de diversos déficits cognitivos como vocabulário menos expressivo, capacidade de memória reduzida, performance acadêmica prejudicada e risco aumentado no desdobramento de déficit de atenção e hiperatividade.

Conclusão

Com base no que foi apresentado, é coerente afirmar que se torna evidente a associação entre o acesso frequente e por tempo excessivo a telas na infância e o desenvolvimento de uma série de consequências negativas para o crescimento psicofisiológico nessa população. Portanto, é fundamental que haja conscientização por meio dos profissionais de saúde para com os pais e educadores a respeito dos impactos supramencionados, a fim de reduzir essa exposição e seus resultados. Como meio de atingir tal objetivo, é viável convidar os responsáveis a incentivar outras atividades como brincadeiras ao ar livre e jogos educacionais que estimulem um desenvolvimento saudável, evitando os diversos prejuízos citados.

Palavras Chave

Telas; consequências; crescimento; desenvolvimento.

Área

PEDIATRIA

Autores

ANA CLARA MANDRICK DOS SANTOS, AMANDA SANTOS BUSSOLA, GABRIELA LOSS CARRETA