Dados do Trabalho
Título
Intervenções para Melhoria da Qualidade do Sono em Crianças com Transtorno do Espectro Autista.
Objetivo
O estudo tem como objetivo avaliar as intervenções empregadas para promover a melhoria da qualidade do sono em crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e compreender as abordagens mais eficazes.
Fonte de Dados
Trata-se de uma revisão sistemática, realizada na base de dados “PubMed”. Foram utilizados os descritores e termos DECs: (Autism Spectrum Disorder); (Complementary Therapies); (Sleep), conectados pelo operador boleano “AND”. Os critérios de inclusão abarcaram artigos primários completos, publicados na língua inglesa, nos últimos 5 anos. Como critérios de exclusão, foram artigos que não abordavam intervenções relacionadas ao tema.
Seleção de Estudos
A busca inicial retornou com 6 artigos. Após análise minuciosa dos títulos, resumos e textos integrais, 5 foram selecionados e incluídos na revisão. Dentre os critérios aplicados para seleção dos artigos, destaca-se a presença de um grupo de intervenção composto por crianças com diagnóstico de TEA. Ademais, a intervenção foi acompanhada ao longo de um período substancial para avaliação e conclusão.
Coleta e Análise de Dados
Após a etapa inicial de busca, realizou-se uma análise meticulosa dos dados para avaliar a eficácia dos estudos. Métodos baseados em escores, escalas e questionários foram aplicados antes e após as intervenções propostas para melhorar a qualidade do sono em crianças com TEA, a fim de discernir a pertinência e eficácia de tais intervenções. Cada artigo foi cuidadosamente examinado para identificar informações relevantes sobre intervenções, desfechos e resultados.
Síntese de Dados
Os estudos empregaram o Children's Sleep Habits Questionnaire (CSHQ), instrumento concebido para avaliação de padrões e distúrbios do sono mais prevalentes nesse grupo, para validar intervenções destinadas a melhorar o sono em crianças com TEA. Dentre as abordagens investigadas, a terapia progressiva integrada de jogos de areia, fundamentada na psicologia psicanalítica, revelou diferenças estatisticamente significativas nos escores do CSHQ pré e pós-intervenção. Além disso, acupuntura no couro cabeludo e prática de ioga demonstraram atenuar os distúrbios do sono. No entanto, a suplementação de L-carnosina não evidenciou melhorias significativas nas escalas de triagem do sono.
Conclusão
Ao analisar os estudos revisados, conclui-se que intervenções como a terapia progressiva integrada de jogos de areia, acupuntura no couro cabeludo e prática de ioga mostraram-se promissoras na melhoria dos distúrbios do sono em crianças com TEA.
Palavras Chave
Criança; Qualidade do Sono; Transtorno do Espectro Autista.
Área
PEDIATRIA
Autores
GIOVANNA PEREIRA LOPES, IGOR SOARES GIANINI GRECCA, MIKAELLY APARECIDA ARAÚJO ALVES, PALOMA FERNANDES, ADRIELLY CÂNDIDA FERREIRA TRINDADE, MATEUS ZUBI GIMENES, SILVIA HELENA SOARES GIANINI