Dados do Trabalho


Título

Adesão à Lista de Verificação de Segurança Cirúrgica em um hospital universitário do estado do Rio de Janeiro

Objetivo

A Lista de Verificação de Segurança Cirúrgica (LVSC) é uma ferramenta elaborada com os objetivos de reduzir a morbimortalidade perioperatória e melhorar a aderência das equipes cirúrgicas às práticas de segurança e aprimoramento da comunicação. A lista é dividida em três etapas de verificação: I - antes da indução anestésica; II - antes da incisão cirúrgica; III - antes do paciente sair da sala de cirurgia. O presente estudo visa avaliar a adesão ao uso das três etapas da LVSC a partir da análise do prontuário do paciente.

Métodos

Estudo transversal, aprovado por Comitê de Ética (CAAE: 67719023.4.0000.5243), conduzido por coleta de dados retrospectivos registrados em prontuários de pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos em um hospital universitário do estado do Rio de Janeiro. Critérios de inclusão: pacientes com cirurgias eletivas que necessitaram de procedimentos fornecidos por anestesiologista. Critérios de exclusão: Menores de 18 anos, incapacidade intelectual, óbito per operatório, intervenções de emergência. O recorte temporal foi de 11/07/2023 a 11/08/2023 e ao total foram 110 prontuários avaliados. Houve o registro do preenchimento ou da ausência de preenchimento em cada tópico da LVSC e, para a análise dos dados, foram realizadas medidas de tendência central de variáveis numéricas e frequências absolutas e relativas de variáveis categóricas.

Resultados

A respeito das características dos participantes, 51,8% deles eram do sexo feminino e a média de idade entre eles foi de 59,3 anos. A partir dos prontuários incluídos pelo estudo, 99 deles continham a lista parcialmente preenchida (com pelo menos 1 item assinalado), 10 deles continham a LVSC completamente em branco e em 1 prontuário esse documento não estava presente. O maior grau de preenchimento da LVSC foi durante a sua primeira etapa, em que o total de itens a serem preenchidos era de 1870 e, destes, 1584 (84,71%) foram assinalados. Já na segunda etapa, do total de 770 itens, 642 (83,38%) foram preenchidos. A última etapa da LVSC foi a que apresentou menor preenchimento, na qual haviam 1540 itens totais e 1100 (71,43%) preenchidos. Analisando a lista como um todo, o preenchimento foi de 79,57%, com 3326 dos 4180 espaços assinalados.

Conclusão

Tendo em vista o impacto positivo da LVSC para a saúde do paciente, esse resultado evidencia a falha na execução do Protocolo de Cirurgia Segura e, assim, é necessário fomentar a investigação desses dados de maneira qualitativa, para uma melhor compreensão da magnitude da falha.

Palavras Chave

Lista de verificação; Check List de Segurança do Paciente; Segurança cirúrgica; Prevenção quaternária.

Área

ANESTESIOLOGIA

Autores

PEDRO MOREIRA DE SOUZA ABRANTES, GUSTAVO PAULO IENACO, SHARA LOCH FORNASA, MARIA ISABEL DO NASCIMENTO, LUIS ANTONIO DOS SANTOS DIEGO