Dados do Trabalho
Título
REVISÃO SISTEMÁTICA: A UTILIZAÇÃO DO VECTRA WB360 PARA O DIAGNÓSTICO DE MELANOMA
Objetivo
O objetivo do trabalho foi verificar características acerca do VECTRA WB360 no diagnóstico de melanoma.
Fonte de Dados
Para a realização desta revisão foi realizado o levantamento sobre o tema exposto. Para isso fora utilizado o banco de dados Pubmed, MedScape, Scielo e Google Acadêmico. As palavras-chave utilizadas foram: "Vectra WB360", "Melanoma" e "3D". Apenas artigos científicos que registraram a utilização do 3D relacionado com o melanoma foram selecionados para o estudo. Os artigos estavam no idioma inglês e foram incluídos apenas 5 deles que apresentavam informações sobre o aparelho Vectra WB360 associados ao levantamento do melanoma.
Seleção de Estudos
Foram selecionados 25 artigos científicos, sendo 3 artigos duplicados que foram excluídos, os quais somente 5 foram selecionados para o presente trabalho. A pesquisa foi realizada no mês de fevereiro de 2024. Nesta revisão sistemática, foram excluídos artigos que tivessem conflito de interesse, fossem relatos de caso e/ou séries de vários casos. Também excluiu-se artigos que tivessem enfoque em outras neoplasias.
Coleta e Análise de Dados
A triagem inicial dos artigos foi realizada a partir da análise do título e do resumo. Os artigos incluídos foram lidos na íntegra, em leitura e análise aprofundadas, enquanto os que atenderam os critérios de exclusão foram retirados da seleção do presente trabalho.
Síntese de Dados
Cerminara (2023) realizou a análise de 1690 lesões melanocíticas, apresentando 57,3% de sensibilidade e 97,1% especificidade. Fried (2020) analisou 35 pacientes com 43 tipos de melanomas, apresentando 95% de sensibilidade e diminuição de 75% da necessidade de examinação de lesões. Enquanto Goessinger (2024) encontrou 192 (95,5%) de 205 pacientes foram questionados se acreditavam que a inteligência artificial auxilia no diagnóstico de melanoma. Marchetti(2023) observou que 35 pacientes contribuíram para 23.538 lesões identificadas (acima de >2 mm). Tendo-se 14 (28%) lesões diagnosticadas como melanoma. Por fim, Primiero (2019) concluiu-se que há um benefício na adição da avaliação 3D na população de risco para melanoma.
Conclusão
Portanto conclui-se que o Vectra WB360 é uma excelente ferramenta para auxílio no diagnóstico de lesões melanocíticas. Embora as elevadas taxas de sensibilidade e especificidade, o aparelho não substitui a avaliação de um especialista dermatologista. Assim, o ideal para tais diagnósticos é a associação da experiência clínica do dermatologista, utilização da dermatoscopia e dos aparelhos 3D.
Palavras Chave
Vectra WB360; Melanoma; 3D; lesões pigmentares.
Área
DERMATOLOGIA
Autores
LIGIA LUANA FREIRE DA SILVA, ANA LUIZA BARBOSA, ANA LUIZA VIEIRA ALEXANDRINO, ISABELA MARIA SERAFIM, LORRANE BARBOSA ALVES, KATIUSSIA SOARES BEZERRA, MARCELLY HARUMI KAWASAKI, MAURICIO MOTA DE AVELAR ALCHORNE