Dados do Trabalho


Título

Aspectos positivos e negativos do uso do cigarro eletrônico como alternativa para o tradicional.

Objetivo

Analisar a substituição do cigarro convencional pelo cigarro eletrônico e suas consequências pulmonares.

Fonte de Dados

Os dados foram coletados na plataforma Google Scholar, delimitando o ano de pesquisa de 2020 a 2023, utilizando os termos "doenças pulmonares", "cigarros eletrônicos” e “cigarros convencionais”, conectados pelo operador booleano “and”.

Seleção de Estudos

Os foram escolhidos 9 de 770, seguindo os critérios de inclusão: artigos que abrangem as palavras-chave e que abordam as consequências pulmonares dos cigarros eletrônicos e tradicionais, excluídos os que não abordam a temática.

Coleta e Análise de Dados

Análise crítica e avaliativa de todos os estudos escolhidos e preparação de um resumo sintetizado.

Síntese de Dados

Sistema eletrônico de entrega de nicotina, cigarro eletrônico ou vape foi desenvolvido com o intuito de ser uma alternativa mais segura em comparação ao cigarro tradicional, porém ele acarreta diversos problemas respiratórios, devido a substâncias potencialmente danosas presentes em sua composição como formaldeído, acetaldeído, flavorizantes e nicotina. Como principais manifestações relatadas, tem-se o agravamento dos sintomas asmáticos, pois aumentam as células inflamatórias nas vias aéreas, o que resulta em inflamação e hiper-responsividade, possivelmente impulsionada pelo crescimento da produção de interleucina. Ainda, há o surgimento de quadros de inflamação do parênquima pulmonar secundária à exposição química. Além disso, os flavorizantes e a exposição ao vapor acarretam danos ao ácido desoxirribonucleico (DNA), acarretando alterações irreparáveis, corroborando para uma neoplasia. Ademais, houve o aparecimento da Lesão pulmonar induzida por cigarro eletrônico (EVALI) uma doença considerada como respiratória aguda grave, na qual até um terço dos acometidos necessitam de intubação e ventilação mecânica, em contraste com os efeitos devastadores dos cigarros tradicionais que levam décadas para se manifestar, EVALI tem afetado pacientes jovens que desenvolveram sintomas de risco de vida, poucas horas após sentir náusea inicial e desconforto respiratório. Outrossim, estudos apontam que a substituição do cigarro convencional pelo eletrônico reduz pela metade a exacerbação da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e não apresenta agravamento da fisiologia respiratória.

Conclusão

A partir dos estudos, nota-se que a substituição do cigarro convencional pelo cigarro eletrônico apresenta consequências pulmonares negativas como a EVALI, mas também positivas ao mostrar a redução de casos de exacerbação da DPOC.

Palavras Chave

pulmão; nicotina; EVALI

Área

PNEUMOLOGIA

Autores

LARISSA DE AGUIAR CASTRO, ANA PAULA OLIVEIRA FROIS, CLARA PARREIRA MENINO, EVELYN RIBEIRO VAZ