Dados do Trabalho


Título

O IMPACTO DA EDUCAÇÃO MATERNA SOBRE PRIMEIROS SOCORROS NO PRIMEIRO ANO DE VIDA DO BEBÊ

Objetivo

Avaliar o impacto de um programa de educação em saúde realizado com mães sobre primeiros socorros no primeiro ano de vida da criança e acompanhar o manejo das situações de risco e acidentes na infância.

Métodos

Intervenção educativa realizada em Vila Velha, Espírito Santo, de agosto/2023 a maio/2024, em quatro unidades de saúde definidas aleatoriamente, duas selecionadas para a intervenção e duas para o controle. Foram incluídas gestantes com mais de 28 semanas e puérperas com até 90 dias de pós-parto. Mulheres previamente treinadas, com menos de 28 semanas de gestação e com mais de 3 meses após o parto foram excluídas. A amostra final foi de 60 mulheres. Um teste foi aplicado para avaliar o conhecimento prévio das participantes em ressuscitação cardiopulmonar, engasgo, queimaduras e quedas. Logo em seguida, as participantes do grupo intervenção receberam orientações sobre esses temas. Após seis meses, as mães de ambos os grupos, foram entrevistadas e responderam sobre possíveis acidentes com o bebê durante o período e suas condutas. Posteriormente, o grupo controle recebeu as orientações educativas. Na análise foi empregado o teste Exato de Fisher e o de McNemar. O estudo foi aprovado pelo CEP da Universidade Vila Velha, CAAE:69721723.5.0000.5064.

Resultados

As análises revelaram que mais de 80% das participantes não receberam orientações prévias sobre primeiros socorros, apesar de mais de 95% considerarem importante. Além disso, metade delas já havia vivenciado alguma situação de risco com crianças e, dentre estas, metade não soube como proceder. Após o curso, a segurança das mães frente aos acidentes aumentou em 130% e o número de acertos no pós-teste aumentou em 36%. Seis meses após o primeiro encontro, o pós-teste tardio, realizado pelo grupo intervenção, revelou um percentual de acertos, de 91%, além de que, dentre as 31% que vivenciaram engasgo ou queda com seus filhos, 100% tiveram uma conduta adequada, sem desfecho grave. Já no grupo controle, de 27% das mães que relataram queda ou engasgo, apenas metade soube intervir da maneira adequada, ainda assim, não houve eventos fatais. A totalidade das participantes avaliou o curso positivamente.

Conclusão

O estudo denota impacto positivo das orientações no grupo intervenção, mostrando a importância do ensinamento oportunístico de primeiros socorros para as mães pelos profissionais de saúde, pois, após o estudo, elas se declararam mais seguras e desempenharam condutas adequadas em caso de acidentes no primeiro ano de vida.

Palavras Chave

Primeiros-socorros; Educação em Saúde; Prevenção de acidentes; Engasgo; Acidentes por quedas

Área

PEDIATRIA

Autores

ANA CLARA FERREIRA KALISIENSKY, Brena Marcial CALIMAN, Karoline Veronês TAMANINI, Bruna Barbosa MEYRELLES, Bruna Alvarenga DO COUTO, Isabela Bernardino FREIRE, Amanda Andreatta COTTA