Dados do Trabalho


Título

Interação medicamentosa entre clopidogrel e inibidores da bomba de prótons: clinicamente relevante?

Objetivo

Avaliar se há interação medicamentosa entre o clopidogrel e os inibidores da bomba de prótons, além de identificar possíveis efeitos negativos dessa interação.

Fonte de Dados

Foi realizada uma busca sistemática nas seguintes bases de dados: MEDLINE, Scopus e LILACS.

Seleção de Estudos

Nessas bases de dados, obtivemos respectivamente 843, 4.457 e 3 resultados. As buscas foram feitas utilizando a estratégia de busca: (clopidogrel OR plavix) AND ("proton pump inhibitor" OR "proton pump inhibitors" OR PPI OR PPIs OR ?prazole OR omeprazole OR esomeprazole OR pantoprazole OR rabeprazole OR lansoprazole). Utilizamos como critérios de exclusão estudos não realizados em pessoas e estudos com populações sobrepostas, já como critérios de inclusão, utilizamos estudos coorte, ensaios clínicos randomizados, revisões sistemáticas e estudos comparativos que fizessem essa análise.

Coleta e Análise de Dados

Foi realizada uma revisão sistematizada do conteúdo dos 11 estudos incluídos procurando evidências a favor e contra a relevância clínica da interação dessas medicações.

Síntese de Dados

Dentre os 11 estudos incluídos, 4 demonstram uma associação prejudicial, a qual trará efeitos adversos, outros 4 evidenciam que ela não é clinicamente relevante, as 3 meta-análises, por sua vez, são altamente contrárias à combinação. Com o seu uso, elas relatam um aumento de até 38% dos riscos de grandes eventos adversos cardiovasculares, incidência 50% maior de infarto agudo do miocárdio (IAM) e elevação de mais de 39% nos riscos de mortalidade.

Conclusão

Embora haja um contraste de estudos a favor e contra a associação de inibidores de bomba de prótons e clopidogrel, há evidências de alto impacto que a contraindicam. Afinal, é comprovado por 3 meta-análises o aumento de eventos adversos cardiovasculares, de IAM e de mortalidade. Para aqueles pacientes que apresentaram algum evento coronariano agudo e para a prevenção secundária de eventos aterotrombóticos, faz-se necessário a utilização de um antiagregante plaquetário. No entanto, muitas pessoas associam-no com inibidores da bomba de prótons para reduzir os sangramentos provindos do clopidogrel. Assim, tal interação está contraindicada por seus inúmeros efeitos adversos.

Palavras Chave

Interações Medicamentosas; Inibidores da Bomba de Prótons; Clopidogrel.

Área

CLÍNICA MÉDICA

Autores

ARTHUR GALVAO DE ARAUJO NUNES, RODRIGO BESSA SILVEIRA FILHO, CAROLINA MOREIRA CARDOSO DANTAS, LUIZ EDUARDO MONTE NUNES BEZERRA, PEDRO LESSA MORAES DANTAS DOS SANTOS