Dados do Trabalho
Título
MELASMA GESTACIONAL: CONTROLE, TERAPÊUTICA E QUALIDADE DE VIDA DA GESTANTE
Objetivo
O objetivo do presente trabalho foi discutir as principais, possíveis e mais seguras formas de tratamento do melasma durante a gestação, assim como as formas de prevenção e cuidados necessários para evitá-lo e auxiliar no bem-estar emocional daquelas afetadas por essa discromia.
Fonte de Dados
O presente trabalho consiste em uma revisão sistemática, com busca de artigos científicos realizada entre março e abril de 2024 e indexados nas plataformas PubMed e SciELO, utilizando descritores “melanosis”, “gestational melanosis” e “medical therapy”.
Seleção de Estudos
A pesquisa foi realizada por meio da estratégia PICO. Foram excluídos artigos com possíveis conflitos de interesse, relatos de casos e aqueles publicados há mais de 10 anos. Inicialmente selecionou-se 31 artigos da temática mencionada e após criteriosa seleção foram mantidos 5 artigos.
Coleta e Análise de Dados
A coleta dos dados foi por meio de plataformas, com os descritores “melanosis”, “gestational melanosis” e “medical therapy”. A seleção foi feita de maneira criteriosa, buscando a temática desejada no presente estudo. Assim, artigos com temas e enfoques diferentes foram excluídos na seleção dos trabalhos.
Síntese de Dados
A revisão exibe que a fotoproteção é considerada conduta de primeira linha quando se trata de prevenção do melasma, principalmente no período gestacional. Em auxílio, é possível valer de despigmentantes tópicos, no entanto, esses devem ser seguros tanto para a gestante quanto ao feto. Essa sistematização foi realizada a partir da metodologia Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA).
Conclusão
Após análise dos artigos, observou-se o impacto da condição na autoestima de quem a porta e, sendo assim, a importância dos mecanismos de proteção solar e dos fármacos ácido azelaico, ácido ascórbico, ácido kójico, os alfa-hidroxiácidos e o arbutin como opções terapêuticas para o melasma gestacional, de modo a auxiliar o bem estar emocional da gestante.
Palavras Chave
“melanosis”; “gestational melanosis”; “medical therapy”
Área
DERMATOLOGIA
Autores
HANNAA EL HAYEK, Lígia Luana Freire da Silva, Isabela Maria Serafim, Katiussa Soares Bezerra, MARCOS CÉSAR FLORIAN