Dados do Trabalho
Título
Investigação da prevalência e piora da insônia em pacientes com Dermatite atópica
Objetivo
Avaliar a relação entre a dermatite atópica e o surgimento e/ou piora da insônia, determinando em que contextos essas patologias se relacionam e como essa associação se desenvolve.
Fonte de Dados
Dados colhidos a partir de busca sistematizada na base de dados PubMed.
Seleção de Estudos
A estratégia de busca utilizada foi "Atopic dermatitis" AND "Insomnia" onde identificamos 30 resultados. Dentre esses artigos, os critérios de inclusão abrangiam estudos publicados entre 2019 a 2024 que abordavam a relação da dermatite atópica com a insônia. Foram excluídos estudos que não estabeleceram uma relação entre essas patologias, estudos sobre seus tratamentos e textos incompletos ou indisponíveis. Ao final, foram incluídos 9 estudos.
Coleta e Análise de Dados
Os 9 resultados incluídos foram revisados com intuito de procurar dados a respeito de como a dermatite atópica e a insônia se relacionam e quais os mecanismos e características dessa relação.
Síntese de Dados
Dentro dos resultados foi possível observar a relação entre a insônia e a dermatite atópica (DA), bem como a sua prevalência no sexo feminino e em crianças. Os estudos mostraram que a insônia está relacionada a regulação circadiana da inflamação e aumento do prurido noturno. Além disso, crianças com DA têm uma prevalência concomitante de distúrbios do sono de 47% a 80%, e durante as crises, essas porcentagens aumentam de 60% para 83%. Já na população geral, entre os 345 742 pacientes que já tiveram DA, 46 957 (13,6%) tiveram um registro de insônia apresentando uma pontuação média no ISI (Índice de Gravidade da Insônia) de 8,7 antes dos surtos e 16 durante um surto. Em relação às características da insônia em crianças, pesquisas mostram a presença de dificuldade para adormecer, despertares noturnos, sonolência diurna excessiva e comprometimento escolar.
Conclusão
Concluímos, então, que a Dermatite Atópica (DA) tem uma forte ligação com a insônia, gerando assim um grande comprometimento na vida dos indivíduos. Essa associação pode levar à interferências no trabalho e nas relações pessoais devido ao estresse, tendo a possibilidade até de desencadear ansiedade e depressão. Dessa forma, observamos a importância do controle dos sintomas da DA para que haja a diminuição da insônia e não ocorra comprometimento tão severo na qualidade de vida dos acometidos, pois essas manifestações são agravadas no período de crise da doença.
Palavras Chave
Dermatite Atópica; Transtorno Sono-Vigília; Prurido.
Área
DERMATOLOGIA
Autores
CAROLINA MOREIRA CARDOSO DANTAS, ARTHUR GALVÃO DE ARAÚJO NUNES, BEATRIZ DANTAS FONSECA SANTOS, LAURA BEATRIZ MORAIS LEITE, LUIZ EDUARDO MONTE NUNES BEZERRA, MARIA CECILIA FERNANDES DE MEDEIROS