Dados do Trabalho
Título
Associação entre capsulite adesiva e pacientes acometidos pelo câncer de mama.
Objetivo
Analisar a associação entre o desenvolvimento de capsulite adesiva em pacientes com câncer de mama ou sobreviventes desta.
Fonte de Dados
Foi realizada uma análise sistematizada de resultados encontrados na base de dados PubMed.
Seleção de Estudos
A estratégia de busca utilizada foi ‘’breast neoplasms’’ AND ‘’bursitis’’. Sendo encontrado um total de 8 resultados, entre esses, 5 estudos atendiam aos parâmetros escolhidos. Os critérios de inclusão abrangiam artigos publicados entre 2019-2024 em inglês ou português e que retratam a associação do câncer de mama como fator de risco para a capsulite adesiva. Foram excluídas revisões de literatura, relatos de casos, e estudos que abordaram sobre o tratamento dessas doenças.
Coleta e Análise de Dados
Foi realizada uma revisão dos conteúdos presentes nos estudos incluídos para investigar a relação entre o desenvolvimento de capsulite adesiva em pacientes acometidos por câncer de mama.
Síntese de Dados
Os estudos revelaram uma alta prevalência de capsulite adesiva em pacientes com histórico de câncer de mama, frequentemente associada ao linfedema e a imobilização do ombro como fatores causadores principais. Em uma análise multivariada, foram identificadas variáveis correlacionadas, incluindo imobilização do ombro, linfedema e obesidade em pacientes pós-câncer de mama. Além disso, os resultados indicaram que o câncer de mama é um fator de risco para o ombro congelado, com um OR de 1,02. Apenas um estudo apresentou resultados que não reiteram a hipótese descrita. Nele, a incidência de capsulite adesiva ao longo de 10 anos foi de 3,6%, tanto no grupo com câncer de mama quanto no grupo sem câncer de mama.
Conclusão
Portanto, a maioria dos estudos apontam um resultado favorável para associação do câncer de mama como fator de risco para capsulite adesiva, devido a maior incidência de pacientes neoplásicos ou tratados com prejuízo funcional do ombro. Além disso, foram encontradas outras variáveis como linfedema e obesidade. Desse modo, é importante a avaliação regular da função motora do ombro em pacientes sobreviventes do câncer de mama, e ainda são necessários mais estudos a fim de explorar a relação entre essas patologias.
Palavras Chave
Neoplasias de mama; Linfedema Relacionado a Câncer de Mama; Bursite
Área
ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA
Autores
MARIA CECILIA FERNANDES DE MEDEIROS, ARTHUR GALVÃO DE ARAÚJO NUNES, BEATRIZ DANTAS FONSECA SANTOS, CAROLINA MOREIRA CARDOSO DANTAS, LAURA BEATRIZ MORAIS LEITE, LUIZ EDUARDO MONTE NUNES BEZERRA