Dados do Trabalho


Título

Caracterização de internações pelo vírus herpes no Brasil entre os anos de 2019 e 2023

Objetivo

Interpretar e descrever dados epidemiológicos relacionados a internações pelo vírus Herpes no Brasil dentre os anos de 2019 a 2023

Métodos

Trata-se de uma análise retrospectiva, de base populacional, dos registros do Sistema de Informação Hospitalar do Sistema Único de Saúde (SIH/SUS) referentes aos casos de internação por herpes, no Brasil, no intervalo de 2019 a 2023. A pesquisa empregou os critérios do ano de internação, faixa etária, sexo e raça no período supracitado.

Resultados

Conforme o SIM/SUS, foram comunicadas 6.885 internações pelo vírus herpes no Brasil entre os anos de 2019 e 2023, sendo que em 2023 obteve-se a maior taxa, apresentando 1.584 internações, representando 23% do total. Houve uma prevalência do sexo feminino, correspondendo a 58,9% dos casos, especialmente aqueles na faixa etária de 1 a 4 anos de idade, caracterizando um total de 33,3% de todas as internações. A população parda foi mais atingida, com um total de 42%, ou 2.898 pessoas.

Conclusão

Em suma, nota-se que a herpes apesar de parecer simples pode levar a óbito, principalmente entre a população pediátrica. Dessa forma, uma melhor distribuição de conhecimentos sobre prevenção e formas de contágio para sociedade se faz necessário.

Palavras Chave

Epidemiologia; Herpes Simples; Infecção Persistente

Área

INFECTOLOGIA

Autores

IGOR MACHADO SANGI, Camila Melo Freitas, André Vieira, Camilla Leite Fernandes Andrade, Isabela Christina Silva Nogueira, Letícia Jacon Vicente