Dados do Trabalho
Título
A ASSOCIAÇÃO DA VACINA DE COVID-19 COM A MIOCARDITE E OS ACHADOS NA RESSONÂNCIA MAGNÉTICA CARDÍACA.
Objetivo
Realizar uma revisão sistemática para abordar a incidência de miocardite relacionada à vacina COVID-19 e os achados na ressonância magnética.
Fonte de Dados
Os dados foram obtidos através de revisão sistemática na base de dados PubMed, utilizando os descritores "Covid Vaccine and Myocarditis and Magnetic Resonance Imaging". A seleção de estudos seguiu as diretrizes PRISMA.
Seleção de Estudos
A busca resultou em 134 artigos, dos quais 22 atenderam aos critérios de inclusão. Foram incluídos artigos gratuítos em inglês, estudos comparativos, publicados a partir de 2022.
Coleta e Análise de Dados
Estudos comparativos que trazem a relação da miocardiopatia com a infecção pelo Covid-19, mas poucos são os trabalhos que tentaram correlacionar a miocardite após vacina. As amostras variam entre adolescentes e adultos, com apresentação dos achados clínicos e da ressonância semelhantes e relacionam à miocardite, a vacinação contra a COVID-19.
Síntese de Dados
Dentre os estudos, a mais robusta meta-análise investigou tal incidência com dados de 468 pacientes provenientes de 102 estudos, com abordagem em duas etapas combinando dados individuais e agrupados. Revelando que 79% dos pacientes suspeitos de miocardite atendiam aos critérios de diagnóstico de Lake Louise. A ressonância magnética mostrou que 72% dos pacientes alto sinal T2, 93% tinham realce miocárdico tardio com gadolínio (padrões subepicárdicos sobretudo de parede média do ventrículo esquerdo). Além disso, 74,5% apresentaram T1 elevado e 32% demonstram fração de volume extracelular aumentada.
Conclusão
A vacina contra a COVID-19 possivelmente tem associação com a miocardite, embora seja um evento raro. O uso da ressonância magnética cardíaca é uma ferramenta diagnóstica, garantindo o cuidado para pacientes com complicações relacionadas à vacina.
Palavras Chave
Ressonância Magnética; miocardite; Vacina.
Área
RADIOLOGIA
Autores
ANA PAULA BANDIERA GONCALVES, Ricardo Haddad Auada de Oliveira