Dados do Trabalho


Título

Tratamento não farmacológico em TDAH infantil: bases para prática baseada em evidências pós Declaração de Consenso Internacional da Federação Mundial

Objetivo

O tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), em crianças até 12 anos pode contar com recursos para além da medicação. Com a Declaração do Consenso Internacional da Federação Mundial de TDAH, diversas atualizações de evidências aconteceram, associadas à literatura clássica, amparando e norteando as possíveis intervenções profissionais. Foi realizada uma revisão sistemática qualitativa que visou mapear artigos que respaldem tratamentos não farmacológicos com base em evidências no preterido diagnóstico, posterior à publicação do documento supracitado.

Fonte de Dados

As buscas foram feitas em abril de 2024 nas bases de dados BVS Salud, Scielo e Periódicos CAPES, utilizando os descritores “TDAH OU Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade OU Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade E Tratamento E Infância”, definidos a partir do problema de pesquisa e da plataforma “DeCS MeSH Descritores em Ciências da Saúde”.

Seleção de Estudos

Foram analisados 8 artigos utilizando-se a técnica de leitura e classificação em tabela por meio do protocolo Prisma e avaliação dos desfechos. Critérios de exclusão para os que não se relacionavam com o objetivo da pesquisa ou apresentavam resultados para indivíduos acima de 12 anos, conceito de infância da OMS.

Coleta e Análise de Dados

A consideração dos diferentes campos de produção das pesquisas consideradas para revisão, associada à mensuração da qualidade metodológica, também compôs o protocolo de definição dos resultados.

Síntese de Dados

Foi surpreendente o alto volume de estudos que apontaram o viés pedagógico, sete artigos, uma vez que as práticas empreendidas nesse contexto, apesar de compor a gama de campos de intervenção, não são uma forma de tratamento como as terapias comportamentais e cognitivo - comportamentais, citadas pelo Consenso Internacional. Um artigo compôs um segundo eixo de análise, entendido como adequado a níveis de intervenções e estratégias, pois este apontou para a importância da constituição de uma ampla rede de cuidado multiprofissional ao longo da vida, contemplando a atenção a possíveis comorbidades para diminuir a probabilidade de um prognóstico ruim na vida adulta.

Conclusão

É clara a relevância do contexto escolar para o desenvolvimento da criança com TDAH. Contudo, a lacuna constatada é alarmante, uma vez que extrapola as dimensões de atuação desses profissionais ao compreender suas práticas como tratamento não farmacológico. O resultados apontam para a necessidade de produções de evidências adequadas para embasamento dos profissionais.

Palavras Chave

TDAH; transtorno do déficit de atenção e hiperatividade; Criança; tratamento; psicologia

Área

PSIQUIATRIA

Autores

KAIO FLORENTINO RAMPINELLI, ANA CAROLINA LOPES FLORENTINO SILVA ARANTES, LUCCA GRAVINA RODRIGUES, CAROLINE NAZAR MACHADO CÂNDIDO