Dados do Trabalho


Título

Impacto dos esteróides anabolizantes sobre o sistema cardiovascular:Uma revisão integrativa.

Objetivo

O uso de esteroides anabolizantes (EA) ocorre por uma parte de indivíduos que almejam elevada performance física em atividades esportivas ou por aqueles que desejam fins estéticos. O uso destas substâncias carrega o potencial de provocar diversos efeitos adversos comumente conhecidos, no entanto pouco se fala sobre o impacto cardíaco associado. O foco dessa revisão é determinar se EA são deletérios para a saúde cardíaca.

Fonte de Dados

Os dados foram coletados na base de dados PubMed, limitados a artigos publicados que estejam disponíveis gratuitamente e publicados até março de 2024.

Seleção de Estudos

Foi realizada uma revisão de literatura sistematiza na base de Dados PubMed, com base em descritores definidos via Medical Subject Headings, sendo eles: “Anabolic Steroid”; ”side effects”; “Cardiomyopathy”. Os critérios de inclusão foram artigos publicados em inglês nos últimos 5 anos na plataforma PubMed que abordam a temática central,que estejam disponíveis integralmente. A combinação dos descritores resultou em 51 artigos,a partir do uso dos critérios supracitados restaram apenas 5 artigos que compõem a revisão.

Coleta e Análise de Dados

Dos artigos selecionados foram coletados os nomes dos autores, ano de publicação e as principais conclusões acerca do tema da revisão que tivessem relevância estatística.

Síntese de Dados

Os mecanismos que os EA promovem impacto sobre o sistema cardiovascular são múltiplos. Os efeitos mais comuns do usos são aumento o da espessura miocárdica (principalmente do ventrículo esquerdo),bem como pelo efeito sobre a eritropoiese com aumento do hematócrito provocando uma alteração significativa da viscosidade sanguínea, frequência aumentada de aterosclerose (em detrimento da elevação da lipoproteína de baixa densidade e redução dos níveis da lipoproteína de alta densidade), estado pró-coagulação em razão de uma síntese elevada de fatores de coagulação levando frequentemente ao desenvolvimento de trombose. Por fim, é importante salientar que ocorre com grande frequência o desenvolvimento de fibrilação atrial e redução da fração de ejeção ventricular. A associação dos mecanismos nos indivíduos que fazem uso de EA independentemente da dose ou substância induz um aumento da morbidade e mortalidade cardiovascular.

Conclusão

Os EA tem potencial cardiotóxico aumentando a probabilidade de eventos adversos como IC e IAM, independentemente das doses e princípios ativos utilizados. Assim, o uso recreativo dessas substâncias bem como o uso com fim de aumento da performance devem ser contraindicados e desencorajados.

Palavras Chave

“Anabolic Steroid”; ”Side Effects”; “Cardiomyopathy”.

Área

CARDIOLOGIA

Autores

Gabriel Marques Rodrigues, Isadora Pereira Do Nascimento, Alice Hueb Castanheira, Victorya Gomes De Souza, Tobias Roberto Lopez Mamani, Fernando Valloto Minari, Priscila Benitz De Rios Oliveria, Aline Azenha Da Silva