Dados do Trabalho


Título

Descrição dos óbitos por Tuberculose Pulmonar, na Bahia, entre os anos de 2018 e 2022

Objetivo

O presente trabalho teve como objetivo analisar a tendência de óbitos por Tuberculose Pulmonar, no estado da Bahia, entre os anos de 2018 a 2022.

Métodos

Trata-se de estudo descritivo, de cunho observacional, a partir de dados secundários da plataforma DATASUS, no Sistema de Mortalidade do Ministério da Saúde (SIM/SUS), do Ministério da Saúde, sobre Tuberculose Pulmonar, no estado da Bahia, no período de 2018 a 2022. Para avaliação foram empregados os seguintes parâmetros: ano do óbito, sexo, faixa etária e raça.

Resultados

Segundo a pesquisa acerca de Tuberculose Pulmonar na Bahia, o SIM/SUS mostrou 249 óbitos, tendo um pico no ano de 2018, representando 24% da totalidade. A faixa dos 40 aos 59 anos de idade foi a que apresentou a maior quantidade das mortes, com 42,1%, ou seja, 105 indivíduos. Outra informação marcante foi a diferença entre os sexos, com uma prevalência no sexo masculino, e a etnia, em que 37,3% eram pardos.

Conclusão

Portanto, com base nos dados analisados, faz-se necessário atentar-se aos números dos óbitos por Tuberculose Pulmonar no estado Bahia, com foco na população mais afetada. A partir disso, a implementação de medidas concretas para prevenção e diagnóstico precoce é indispensável, visando diminuir o número de mortes pela doença neste estado brasileiro.

Palavras Chave

Epidemiologia; Registros de Óbitos; Prevenção de Doenças.

Área

PNEUMOLOGIA

Autores

HELOISA CAVATI MARTELI, Igor Machado Sangi, Anne Santos Gonçalves, Beatriz Lopes Sobral