Dados do Trabalho


Título

Análise do número de Óbito por Alzheimer, no Brasil entre os anos de 2018 a 2022

Objetivo

Caracterização dos óbitos por Alzheimer, no Brasil entre os anos de 2018 e 2022.

Métodos

Trata-se de estudo observacional descritivo a partir de dados secundários da plataforma DATASUS, no Sistema de Mortalidade do Ministério da Saúde (SIM/SUS), sobre Alzheimer no Brasil durante o período de 2018 a 2022. Para avaliar tal assunto foram escolhidos os seguintes parâmetros : ano do óbito, sexo, faixa etária (a partir dos 20 anos), raça e estado civil.

Resultados

De acordo com o SIM/SUS, foram registrados 122.570 óbitos por Alzheimer no Brasil no período de 2018 a 2022, esses dados mostraram um aumento progressivo de óbitos durante os anos, culminando com 29.429 em 2022, representando 24% do total. Da mesma forma, com o aumento da idade, há o aumento das mortes com 77% do número inicial na faixa dos 80 anos ou mais. Referente ao sexo, existe um predomínio do sexo feminino de 29,8% para o sexo masculino. Ao falar sobre estado civil, os viúvos foram mais afetados representando 50,2% do total, sendo seguidos pelos casados com 27,3%. Além disso, os brancos representaram a maioria dos registrados, com 86.898 óbitos, ou seja, 70,9% das mortes no período citado.

Conclusão

A doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência neurodegenerativa em pessoas idosas, ratificando os achados obtidos no presente estudo. Esta patologia agrava-se com o passar dos anos, refletindo o aumento progressivo dos óbitos com a evolução dos anos. Além disso, os achados também confirmam o predomínio da etnia branca, apesar da etiologia ainda ser incerta.

Palavras Chave

Doença de Alzheimer; Registros de Óbitos; Epidemiologia

Área

NEUROLOGIA

Autores

IGOR MACHADO SANGI, CAMILA MELO FREITAS, CAMILLA LEITE FERNANDES ANDRADE, LETÍCIA JACON VICENTE, Murilo Costa Figueiredo