Dados do Trabalho


Título

Análise do número de óbito por desnutrição, no Brasil entre os anos de 2018 a 2022.

Objetivo

Analisar acerca da mortalidade por desnutrição, no Brasil, entre os anos de 2018 a 2022.

Métodos

Trata-se de estudo observacional descritivo a partir de dados secundários da plataforma DATASUS, no Sistema de Mortalidade do Ministério da Saúde (SIM/SUS), sobre desnutrição no Brasil durante o período de 2018 a 2022. Para tal avaliação foram utilizados os seguintes parâmetros: ano do óbito, sexo, faixa etária, raça e estado civil.

Resultados

Durante os anos de 2018 a 2022 foram registrados 24.526 óbitos por desnutrição no Brasil de acordo com o SIM/SUS, esse total está distribuído quase que igualmente por esses anos com uma média de 19,9%, com sua maior porcentagem, 21,6%, em 2019. Deste total, 55,5% estavam dentre as pessoas com 80 anos ou mais, e 52,1% eram homens, mostrando uma diferença de 4,2% com o sexo feminino. Sobre a raça, a população mais afetada foi a branca com 10.593 óbitos, seguido de perto pela parda com 10.369. Além disso, foi possível observar que 32,9% eram viúvos, seguido pelos solteiros com 28,1% do total.

Conclusão

A desnutrição é uma deficiência de calorias ou de um ou mais nutrientes essenciais e geralmente, está associada à dieta pobre, problemas digestivos ou outras doenças. Diante dos achados, nota-se que apesar de ser um problema evitável, o número de óbitos continua elevado, principalmente, na faixa etária de idosos acima de 80 anos. Portanto, é fundamental que se adotem políticas públicas visando a prevenção da desnutrição na população em geral, especialmente nos extremos de idade.

Palavras Chave

Desnutrição; Epidemiologia; Registros de Óbitos

Área

MEDICINA INTENSIVA

Autores

IGOR MACHADO SANGI, Camila Melo Freitas, CAMILLA LEITE FERNANDES ANDRADE, Heva Manuele Almeida Fernandes, Rafaela Amaral Olivera, Cora Matildes Rocha Santos