Dados do Trabalho


Título

VARIANTES GENÉTICAS E COVID-19: UMA REAVALIAÇÃO BAYESIANA

Objetivo

Este estudo objetiva determinar, por meio de abordagens Bayesianas, a taxa de falsos positivos em meta-análises que investigaram a associação entre polimorfismos genéticos e o risco de COVID-19.

Fonte de Dados

Foi realizada uma revisão da literatura anteriormente a 04 de janeiro de 2024 em diferentes bases de dados (Google Scholar, PubMed e Web of Science) para metanálises sobre estudos genéticos e COVID-19. A seguinte combinação de palavras-chave e operadores booleanos foi utilizada na busca: “COVID-19 ou SARS-Cov-2” e “polimorfismo ou variação genética” e “meta-análise”.

Seleção de Estudos

Foram selecionados oito estudos de metanálise genética com valores significativos de Odds Ratio (OR) (p<0,05) e 95% de intervalo de confiança (CI).

Coleta e Análise de Dados

A coleta dos dados foi feita por dos investigadores seguindo uma planilha estruturada. A análise dos dados deu-se por meio dos cálculos da Probabilidade de Relato de Falso Positivo (FPRP) e nos valores de OR de 1,2 e 1,5 e da Probabilidade Bayesiana de Falsa Descoberta (BFDP), ambos nas probabilidades prévias de 10-3 e 10-6, para verificar a notoriedade dos dados obtidos. Para serem dignos de notas os dados devem receber valores de FPRP e BFDP <0,2 e <0,8, respectivamente. Análises in silico (redes gene-gene e proteína-proteína) foram feitas para verificar o papel biológico dos genes e polimorfismos dignos de nota.

Síntese de Dados

Como resultados, foram incluídos oito estudos meta-analíticos em diferentes genes e polimorfismos que permitiram o cálculo de 480 dados bayesianos. Os polimorfismos dos genes ACE1/rs1799752, ACE2/rs2074192 e APOE/rs429358 foram considerados dignos de nota (FPRP<0,2 e BFDP<0,8). Esses genes também mostraram um papel relevante na fisiopatologia da COVID-19, demonstrado pelas redes gene-gene e proteína-proteína.

Conclusão

Este estudo fornece informações sobre as variações genéticas que podem influenciar o risco desta doença e destacou a importância das abordagens Bayesianas na previsão de possíveis alvos moleculares para o rastreio do risco de COVID-19.

Palavras Chave

SARS-CoV-2; Variação Genética; Alelos; Metanálise

Área

GENÉTICA MÉDICA

Autores

CARLOS VITOR MIRANDA VIEIRA, ALESSANDRO LUIZ ARAÚJO BENTES LEAL, IARA VICTÓRIA NERY FERREIRA, GABRIELLY RIBEIRO ALVES, FELIPE RODOLFO PEREIRA DA SILVA, JUAREZ ANTÔNIO SIMÕES QUARESMA, TINARA LEILA DE SOUZA AARÃO