Dados do Trabalho
Título
TRATAMENTO E PROGNÓSTICO DO SARCOMA DE KAPOSI DUODENAL
Objetivo
Este estudo visa ampliar o conhecimento sobre o Sarcoma de Kaposi duodenal, uma condição rara com manejo terapêutico difícil e prognóstico desfavorável. Busca fornecer informações práticas para médicos e estimular a pesquisa na área.
Foi realizada uma revisão sistemática da literatura com foco em estudos dos últimos 10 anos, incluindo artigos que abordam aspectos epidemiológicos, clínicos, diagnósticos e terapêuticos da doença.
Fonte de Dados
A pesquisa bibliográfica foi realizada em bases de dados eletrônicos, incluindo PubMed e Scielo. Sendo utilizados os termos de busca em português e inglês: “Sarcoma de Kaposi”, "Sarcoma de Kaposi duodenal", "epidemiologia do Sarcoma de Kaposi", "etiologia do Sarcoma de Kaposi" e "tratamento do Sarcoma de Kaposi" A busca foi restrita a artigos publicados nos últimos 10 anos.
Seleção de Estudos
Foram incluídos 16 estudos na revisão, entre estudos originais, revisões sistemáticas, meta-análises e relatos de casos sobre o Sarcoma de Kaposi duodenal. Artigos não disponíveis em inglês, sem acesso gratuito, sem informações substanciais ou com dados desatualizados foram excluídos.
Coleta e Análise de Dados
A análise dos dados foi baseada em informações pertinentes e evidências clínicas que elucidam as lacunas propostas nesta revisão sistêmica, sendo elas: epidemiologia, etiologia, patogênese, clínica, diagnóstico, tratamento e prognóstico.
Síntese de Dados
Os resultados principais obtidos foram: o SK duodenal não possui abordagem definitiva e segue o mesmo manejo terapêutico das outras topografias do SK; a embolização é um dos tratamento de melhor resposta para as complicações envolvendo sangramento; o prognóstico da doença é obscuro devido a ausência de estratificação; a elucidação epidemiológico se torna difícil, uma vez que o diagnóstico da doença de alta complexidade e densidade tecnológica.
Conclusão
O sarcoma de Kaposi (SK) duodenal é uma condição gastrointestinal significativa, mas ainda carece de uma abordagem terapêutica eficaz. O tratamento padrão envolve terapia antirretroviral, com promissora associação de Doxorrubicina Lipossomal (PLD) em alguns casos. O prognóstico depende do estágio da doença, mas a falta de uma classificação universal dificulta a avaliação. A variedade na apresentação clínica e a complexidade diagnóstica tornam o entendimento e tratamento do SK duodenal desafiadores, destacando a necessidade de mais estudos para desenvolver um plano terapêutico e prognósticos mais precisos.
Palavras Chave
Sarcoma; Sarcoma de Kaposi; duodeno; imunossupressão.
Área
INFECTOLOGIA
Autores
LÍVIA MELLO CHIARADIA, Ana Beatriz Pádua de Souza, Matheus Agra Esteves, Maria Clara Gheler Suzano Ronconi, Letícia Silva Teixeira, Flávio Luiz Lima Salgado