Dados do Trabalho


Título

PROCEDIMENTOS HOSPITALARES E AMBULATORIAIS DO SUS RELACIONADOS À CIRURGIA BARIÁTRICA

Objetivo

Identificar a evolução quantitativa da oferta de procedimentos hospitalares e ambulatoriais relacionados à cirurgia bariátrica realizados no Sistema Único de Saúde no período de 2016 a 2023 no Brasil.

Métodos

Foi realizado um estudo transversal e retrospectivo, utilizando dados secundários extraídos dos Sistemas de Informações Hospitalares (SIH) e Ambulatoriais (SIA) do Datasus. No campo "Procedimento", foram selecionados os procedimentos relacionados à pré ou pós-cirurgia bariátrica e, no campo Períodos Disponíveis, foram incluídos os anos de 2016 a 2023. Posteriormente, os dados foram tabulados no aplicativo Libre Office Calc para análise estatística. O trabalho utilizou somente dados secundários do sistema Datasus, sendo dispensada a apreciação pelo Comitê de Ética em Pesquisa.

Resultados

No período de análise, houve a realização de 18.529 procedimentos hospitalares em território nacional, dos quais o de maior prevalência foi a cirurgia bariátrica videolaparoscópica, englobando 7.399 intervenções, sendo seguida pela dermolipectomia abdominal pós-cirurgia bariátrica, que apresentou um total de 4.113 registros, e pelo tratamento de intercorrências pós-cirurgia bariátrica, que envolveu 2.050 casos. Além disso, houve a realização de 279.486 procedimentos ambulatoriais, sendo o acompanhamento de pacientes pós-cirurgia bariátrica o mais prevalente, totalizando 248.468 atendimentos, seguido pelo acompanhamento de pacientes pré-cirurgia bariátrica, que abrangeu 31.018 procedimentos. A análise dos dados mostrou ainda que as regiões Nordeste e Sudeste foram responsáveis por 63,7% do total de cirurgias bariátricas videolaparoscópicas. Os procedimentos hospitalares associados à cirurgia bariátrica apresentaram um crescimento de 123,97% no período estudado, sendo um aumento de 75,9% de 2016 a 2019, uma queda de 55,1% no primeiro ano da pandemia de covid-19 em 2020, e um aumento de 183,8% nos anos de 2021 a 2023, superando o nível de procedimentos pré-pandemia.

Conclusão

Os procedimentos mais realizados foram aqueles relacionados ao período pós-cirurgia bariátrica, demonstrando uma maior intervenção na recuperação do paciente. O número de procedimentos dobrou no período estudado, indicando uma crescente procura por cirurgia bariátrica pelos pacientes e/ou sua maior indicação pelos profissionais médicos.

Palavras Chave

Cirurgia Bariátrica; Gastroenterologia; Procedimentos Cirúrgicos Operatórios

Área

GASTROENTEROLOGIA

Autores

APOLLO NOBRE TORRES, RODRIGO ALVAREZ BRANCAGLIONI, CAMILO ANDRÉ VIANA DIAZ, DÉBORA DE ANDRADE ANTÔNIO, RYAN MIRANDA TIVERON