Dados do Trabalho
Título
O uso de Portfólios como Ferramenta de Avaliação do Processo de Ensino-Aprendizagem: uma Revisão Narrativa
Objetivo
O objetivo desta pesquisa é analisar o uso de portfólios como ferramenta de avaliação do processo de ensino-aprendizagem, investigando suas vantagens, desafios e melhores práticas.
Métodos
Esta pesquisa é uma revisão narrativa que sintetiza e analisa a literatura existente sobre o tema.A coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica em bases de dados acadêmicas, como PubMed, Scopus e Google Scholar. Foram utilizados os seguintes termos de busca: "portfolio assessment", "teaching and learning", "advantages", "challenges", "best practices". Foram incluídos artigos em inglês, português e espanhol publicados entre os anos de 2000 e 2022.Os critérios de inclusão dos artigos foram: relevância para o tema, abordagem do uso de portfólios como ferramenta de avaliação, disponibilidade do texto completo e publicação em periódicos revisados por pares. Foram excluídos artigos que não atendiam aos critérios mencionados.Os dados foram analisados qualitativamente, com foco na identificação de vantagens, desafios e melhores práticas associadas ao uso de portfólios na avaliação do processo de ensino-aprendizagem. Foram agrupados e categorizados os principais temas e resultados encontrados na literatura.
Resultados
Os resultados da análise indicam que o uso de portfólios como ferramenta de avaliação apresenta diversas vantagens, tais como promoção da aprendizagem reflexiva, personalização da avaliação e comunicação entre alunos e professores. No entanto, também foram identificados desafios, como a avaliação consistente e justa e a necessidade de orientação adequada. As melhores práticas incluem alinhamento com os objetivos de aprendizagem, fornecimento de orientação e suporte aos alunos e feedback regular e construtivo.
Conclusão
Com base na análise dos dados, conclui-se que o uso de portfólios como ferramenta de avaliação do processo de ensino-aprendizagem é uma abordagem eficaz e promissora. No entanto, é importante que os educadores estejam cientes dos desafios envolvidos e adotem as melhores práticas para maximizar os benefícios dessa ferramenta.
Palavras Chave
portfolio assessment; teaching and learning; advantages; challenges; best practices.
Área
EDUCAÇÃO MÉDICA
Autores
LUCAS CAMPOS LOPES, BRUNO BRANDÃO DIAS FERREIRA PINTO