Dados do Trabalho


Título

Evidências Fracas para Progressão Lenta da Onda R na Doença Coronariana: Uma Revisão de Escopo

Objetivo

Introdução:A Progressão Lenta da Onda R (PRWP) e a Progressão Invertida de Onda R (RRWP) são achados eletrocardiográficos de definição heterogênea, que se caracterizam, em sentido amplo, pela redução ou pela ausência do incremento esperado na amplitude das ondas R dos complexos QRS mais à esquerda no plano horizontal, isto é, as ondas Rs deixam de aumentar, aumentam pouco ou, eventualmente, até reduzem sua amplitude de V1 para V6. Historicamente, atribuiu-se à PWRP o significado clínico de associação com doença arterial coronariana crônica e com fibrose da parede anterior do ventrículo esquerdo. No entanto, a quantidade e qualidade das evidências que apoiam essas associações merecem um exame mais detalhado. Objetivo: O objetivo desta revisão de escopo é avaliar a amplitude e das evidências em relação ao significado diagnóstico da PRWP e RRWP, explorar a extensão das pesquisas, as populações estudadas e as metodologias, e a presença de lacunas no conhecimento sobre esses fenômenos eletrocardiográficos e sua associação com doença coronariana.

Fonte de Dados

Metodologia: Realizamos uma busca abrangente nas bases de dados PubMed, Web of Science e Scopus, cobrindo a literatura sobre PRWP ou RRWP no contexto de infarto do miocárdio, isquemia ou fibrose, em qualquer período de tempo e em qualquer idioma.

Seleção de Estudos


Resultados: Um total de 20 estudos foram incluídos nesta revisão, destacando a grave escassez de dados. Não foram identificados estudos de acurácia de alta qualidade e a pesquisa existente sofre de graves problemas metodológicos, em particular viés de seleção. Estudos de prevalência e prognóstico mostraram heterogeneidade significativa em termos de definições e resultados, o que contribui para um risco alarmante de viés.

Coleta e Análise de Dados

Foram incluídos estudos de prevalência, de acurácia e de prognóstico sobre a PWRP. Ao todo, 56 resumos foram avaliados, com apenas 20 estudos satisfazendo os critérios para a análise.

Síntese de Dados

.

Conclusão

Conclusões: A falta de evidências sólidas para PRWP e RRWP como marcadores diagnósticos para doença arterial coronariana aguda e crônica exige cautela na interpretação clínica. Pesquisas futuras devem se concentrar em estudos de caso-controle bem projetados para esclarecer a precisão diagnóstica desses marcadores. Até que evidências robustas estejam disponíveis, o achado de PRWP/ RRWP não deve ser usado para diagnosticar ou mesmo suspeitar de fibrose de parede anterior, refletindo um hiato entre a prática clínica e a medicina baseada em evidências.

Palavras Chave

Progressão Lenta de R; Doença Arterial Coronária; Acurácia diagnóstica do Eletrocardiograma

Área

CARDIOLOGIA

Autores

EDUARDO FERREIRA AMORIM, Matheus Kiszka Scheffer, Sandro Pinelli Felicioni, Mariana Fuziy Nogueira de Marchi, José Nunes de Alencar Neto