Dados do Trabalho


Título

A INCORPORAÇÃO DA TELEMEDICINA NO CURRÍCULO MÉDICO EM ESCOLAS MÉDICA: uma Revisão Narrativa

Objetivo

Analisar a incorporação da telemedicina no currículo das escolas médicas, avaliando os benefícios, desafios e estratégias de implementação para capacitar futuros profissionais de saúde no uso de tecnologias de informação e comunicação na prática clínica.

Métodos

Esta revisão narrativa adotará uma abordagem qualitativa para sintetizar e analisar a literatura existente sobre a incorporação da telemedicina no currículo médico.A pesquisa bibliográfica será realizada em bases de dados acadêmicas como PubMed, Scopus, Web of Science e Google Scholar. Além disso, serão consultados relatórios institucionais, diretrizes educacionais e documentos de políticas públicas relevantes para a formação médica e a telemedicina.

Resultados

A revisão narrativa revelou que a incorporação da telemedicina no currículo das escolas médicas é benéfica, promovendo a acessibilidade e melhorando a formação técnica e comunicacional dos estudantes. Diversas instituições já integraram com sucesso a telemedicina, destacando-se a Universidade de Harvard e a Universidade de São Paulo, que mostraram resultados positivos em termos de aceitação e eficácia. No entanto, desafios como a resistência à mudança e a necessidade de infraestrutura adequada foram identificados. Recomendações incluem desenvolvimento curricular abrangente e parcerias estratégicas para facilitar a implementação

Conclusão

A integração da telemedicina no ensino médico oferece uma série de desafios. À medida que a tecnologia molda o campo da medicina, é fundamental que as escolas médicas acompanhem essas mudanças, garantindo que os futuros profissionais de saúde estejam preparados para fornecer cuidados eficazes em um ambiente digitalmente conectado. As limitações identificadas destacam os desafios enfrentados durante a implementação do currículo de telemedicina, incluindo dificuldades na coleta de dados e variações na experiência dos docentes. Essas limitações podem fornecer insights úteis para futuras melhorias e desenvolvimento de currículos semelhantes. Essa revisão de literatura destaca a importância do ensino da telemedicina nas escolas médicas, juntamente com os desafios e benefícios associados. As referências fornecidas oferecem uma base sólida para futuras pesquisas e desenvolvimento curricular nessa área.

Palavras Chave

telemedicina; currículo médico; educação médica; tecnologia na saúde e formação médica.

Área

EDUCAÇÃO MÉDICA

Autores

LUCAS CAMPOS LOPES, Geovana Maia de Almeida