Dados do Trabalho


Título

HIPNOTERAPIA: UMA FERRAMENTA PROMISSORA PARA O TRATAMENTO DA DOR ONCOLÓGICA

Objetivo

Avaliar a eficácia da hipnose no tratamento da dor oncológica, considerando os efeitos em diferentes aspectos da vida dos pacientes.

Fonte de Dados

Foram examinados artigos nas bases de dados B-on, SciELO, MEDLINE e Web of Science, com pesquisas entre 2012 e 2019, utilizando termos relacionados à hipnoterapia e câncer.

Seleção de Estudos

Foram revisados 14 estudos randomizados controlados, que avaliaram a hipnose em pacientes com câncer. Os critérios de seleção incluíram a relevância para o tema, a qualidade metodológica, ausência de conflitos de interesse e relações divergentes ao tema.

Coleta e Análise de Dados

Foi feito análise qualitativa dos estudos, considerando metodologia, resultados e impacto na qualidade de vida dos pacientes.

Síntese de Dados

A hipnose demonstrou eficácia na redução da dor oncológica, ansiedade, depressão, fadiga e distúrbios do sono, além de melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Os estudos apresentaram heterogeneidade em relação aos protocolos de hipnose, profissionais envolvidos e estágio da doença oncológica, por isso limita generalizações.

Conclusão

A hipnose se apresenta como uma ferramenta promissora no tratamento da dor oncológica e na melhora da qualidade de vida dos pacientes, mas são necessárias mais pesquisas para avaliar a efetividade a longo prazo e em diferentes contextos e padronizar protocolos de intervenção.

Palavras Chave

Hipnoterapia; Câncer; Dor Oncológica

Área

PSIQUIATRIA

Autores

LIGIA LUANA FREIRE DA SILVA, KAROLLYNNE PONTES CORDEIRO CHIANG, KELVIN KIM CHIANG, Guilherme Franco Campana, Guilherme Franco Campana, Mariah Giovanna Soares Souza, Mariah Giovanna Soares Souza, MARCOS CÉSAR FLORIANO