Dados do Trabalho


Título

Avaliação da empatia em estudantes de medicina e médicos que participam de grupo de teatro: uma revisão narrativa

Objetivo

Realizar revisão bibliográfica para avaliar se estudantes de medicina e médicos que tem, durante a vida acadêmica, atuação em grupo de teatro são mais empáticos se comparados com aqueles que não participam de tal atividade.

Métodos

Trata-se de uma revisão narrativa de caráter amplo a fim de responder a questão norteadora: Médicos e Estudantes de Medicina que participam ou participaram de grupos de teatro durante a graduação possuem maior grau de empatia? Para pesquisa, foram acessadas a Biblioteca Virtual da Unifenas, a base de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), a biblioteca SciELO – Scientific Electronic Library Online, a plataforma PubMed e a biblioteca digital ERIC – Education Resources Information Center. Foram usados como descritores “Theatre” AND “Medical Education or medical student or medical curriculum.

Resultados

A arte pode ser facilitadora do processo de aprendizagem, uma vez que auxilia o estudante de medicina a lidar com a complexidade do ser humano e da saúde humana. Consequentemente, aumenta o grau de empatia do profissional médico. Porém, para determinação qualitativa desse aumento é necessária a aplicação de uma escala de empatia.
Já foram feitos estudos com estudante do primeiro ano do curso de medicina com o desenvolvimento de oficinas teatrais com o intuito de demonstrar consciência da linguagem corporal e da emoção como ferramenta diagnóstica. Também há estudo com elaboração de peças teatrais por alunos para simulação de eventuais situações no atendimento médico.
Como observado, não foram encontrados trabalhos que avaliaram a intervenção teatro como ferramenta de aumento do grau de empatia em estudantes de medicina.

Conclusão

Os temas “artes no ensino médico” no “empatia” são de crescente interesse em estudos acadêmicos e há uma vasta literatura acerca desses temas. Há trabalhos que mostram relação entre o grau de empatia do estudante e as humanidades.

Palavras Chave

Artes; empatia; teatro; Educação Médica.

Área

EDUCAÇÃO MÉDICA

Autores

LUCAS CAMPOS LOPES, ALANDER CRISTIANO DA SILVEIRA