Dados do Trabalho


Título

Os desafios para implementação do Sistema Cirúrgico da Vinci no Sistema Único de Saúde (SUS).

Objetivo

Analisar a possibilidade de implementar os avanços em robótica no Sistema Público de Saúde do Brasil, com foco no Sistema Cirúrgico da Vinci.

Fonte de Dados

É uma revisão sistemática feita por meio das bases de dados do Scielo, Pubmed, BVS e Periódicos CAPES.

Seleção de Estudos

Foram revisados 117 artigos publicados entre os anos de 2009 a 2024, sendo selecionados aqueles que possuíam pelo menos dois dos descritores objeto da revisão.

Coleta e Análise de Dados

Na plataforma Scielo, foram encontrados 58 artigos dos quais 56 foram excluídos após: leitura do título, leitura do resumo, artigos duplicados dentro da mesma plataforma e leitura completa do artigo. Na plataforma BVS, foram encontrados 24 artigos dos quais 21 foram excluídos após: leitura de título, leitura de resumo, duplicados dentro do mesmo sítio de pesquisa, duplicados em outro sítio de pesquisa, não disponibilidade do artigo e após leitura completa do artigo. Na plataforma Periódicos CAPES, foram encontrados 35 artigos dos quais nenhum se encaixou dentro dos parâmetros estipulados. Na plataforma PUBMED, foram encontrados 35 artigos dos quais nenhum se encaixou dentro dos critérios estabelecidos.

Síntese de Dados

Os principais achados que atestam positivamente para a implementação do Sistema Da Vinci nos artigos selecionados foram a redução de intercorrências, redução de complicações pós cirúrgicas, baixa necessidade de transfusões sanguíneas, melhor prognóstico de pós operatório, excelente ergonomia para o cirurgião, eliminação de tremores, instrumentos com múltiplos graus de liberdade e a redução de tempo de procedimento. Entretanto, o custo excessivo para instalação do sistema Da Vinci nos hospitais e o alto custo de investimento pelo profissional que juntos totalizam entre até 3 milhões de reais dificulta a iniciativa no sistema público de saúde, além de demandar uma lenta curva de aprendizagem para os cirurgiões aptos.

Conclusão

Os avanços da robótica nas ciências da saúde é uma realidade, contudo, em países emergentes como o Brasil, possuem uma implementação longe da realidade internacional. O Sistema Cirúrgico da Vinci começa a ganhar visibilidade no país, porém, em virtude dos altos custos de investimento, sua implementação ainda encontra um cenário desfavorável para sua difusão em larga escala no Sistema Público de Saúde brasileiro.

Palavras Chave

Robótica; Sistema Único de Saúde; Brasil; Sistema Cirúrgico da Vinci.

Área

CIRURGIA GERAL

Autores

VICTOR ALEXANDRE DE LIMA FERREIRA, EMILY FELIMBERTI GRACZCKI, MARÍLIA RAMOS ALVES, NATHAN BORGES MARRETTO, PIETRA MYAZI PINTO, SUENE BARROS WANDERLEY