Dados do Trabalho
Título
Influência da mutação BRAF no prognóstico de pacientes com melanoma: um estudo retrospectivo
Objetivo
Analisar os pacientes diagnosticados com melanoma, investigando o impacto da mutação do proto-oncogene BRAF no contexto do melanoma avançado, com foco nos desfechos de recidiva, metástase e mortalidade. Elucidar as potenciais correlações clínicas e genéticas, a fim de contribuir para a literatura ainda divergente no tópico.
Métodos
Foi conduzida uma análise retrospectiva dos pacientes diagnosticados com melanoma em um hospital de referência oncológica no Sul do país, no período de 2010 a 2022. O critério único de inclusão abrangeu todos os pacientes submetidos à investigação genética para mutação BRAF, indicada pela instituição em casos de melanoma metastático ou se estadio igual ou superior a III na ocasião do diagnóstico. Foram analisados 320 pacientes, dos quais 126 foram incluídos no estudo. Não houve casos de exclusão. O levantamento dos dados foi realizado por meio de prontuário eletrônico, analisando variáveis epidemiológicas, presença da mutação, ocorrência de metástases, recidivas e frequência de óbitos. A distribuição de frequências e os cálculos estatísticos foram realizados pelo Software Jamovi versão 2.3.28.
Resultados
Dos 126 pacientes incluídos no estudo, 28 apresentaram a mutação BRAF, com discreta predominância entre as mulheres (53,57%). A incidência de metástase foi significativamente maior entre os pacientes com mutação, aparecendo em 96,42% dos casos (p= 0.023). Já a variável recidiva, embora mais comum nos pacientes com mutação BRAF (64,28%), não apresentou relevância estatística (p=0.127). Do mesmo modo, os óbitos também foram mais prevalentes no grupo com a mutação (53,57%), ainda que não representem relevância estatística (p= 0.071).
Conclusão
O estudo evidenciou que pacientes com mutação no proto-oncogene BRAF apresentaram maiores índices de desfechos clínicos desfavoráveis. Em nossa amostra, ela não se mostrou um indicador estatisticamente significativo para recidivas e ocorrência de óbitos, mas foi fortemente associada a um maior potencial metastático.
Palavras Chave
Melanoma; Proteínas Proto-Oncogênicas B-raf; Metástase Neoplásica;
Área
ONCOLOGIA CLÍNICA
Autores
MARÍLIA DE SOUZA MARIAN, HELOÍSA MANUELA MELO, AMARILDO FRANCISCO CANDIAGO JÚNIOR, GILBERTO VAZ TEIXEIRA