Dados do Trabalho


Título

Revisão Narrativa: A realidade da implementação da disciplina de Geriatria nas escolas médicas do Brasil

Objetivo

Analisar a implementação do conteúdo de Geriatria no currículo das escolas médicas bradileiras.

Métodos

Iniciada a pesquisa através do site BVSsalud para procura de Mesh Terms com os seguintes resultados: Education, Medical para a expressão ´´educação médica´´, Geriatrics para ´´Geriatria´´ e Elderly para´´ idosos´´ .Realizada, então, dia 09/03/24 busca no PubMed considerando Mesh Terms: ((Education, Medical[MeSH Terms]) AND Elderly[MeSH Terms]) OR Geriatrics[MeSH Terms] com o filtro de 01/01/2019 até 09/03/2024, dia da pesquisa, com achado total de 740 artigos. Foram selecionados os artigos com acesso liberado, sendo o número reduzido para 472 artigos. Avaliados , então, através do título dos artigos aqueles que se relacionavam diretamente com o objetivo da pesquisa e selecionados 10 artigos sendo 6 destes utilizados para este trabalho.

Resultados

A medicina geriátrica, o campo da medicina que lida com o envelhecimento e as condições de saúde associadas ao avanço da idade, é uma área relativamente nova e negligenciada na educação dos profissionais de saúde. As reformas educacionais médicas em todo o mundo concentraram-se numa abordagem baseada em competências ou resultados no contexto das necessidades da população. Dessa forma, o desenvolvimento e a adoção de competências essenciais mínimas para cuidados geriátricos nos currículos nacionais resultariam em melhorias significativas na educação médica no que tange a Geriatria e ao cuidado com os idosos. Sabe-se que a introdução da geriatria precocemente na formação médica tem o potencial de proporcionar aos alunos maior conforto e conhecimento na realização de avaliações geriátricas básicas. Além disso, a exposição precoce pode inspirar mais alunos a seguirem uma carreira em geriatria. No entanto, a literatura sobre currículos com base em geriatria, elaborados especificamente para estudantes nos anos iniciais da faculdade de medicina, são limitados.

Conclusão

Sabe-se que atualmente, devido ao envelhecimento populacional, a educação médica em geriatria deve ser cada vez mais implementada nas grades curriculares, no entanto, há muito o que ensinar os alunos para a redução do preconceito e aumento da empatia para que, independente da forma de ensino utilizada, haja um maior aprendizado e uma melhora relação médico-paciente, essencial para diagnósticos e tratamentos adequados, principalmente no que tange a população idosa.

Palavras Chave

educação médica; Geriatria; Curriculo

Área

GERIATRIA

Autores

LUCAS CAMPOS LOPES, BRUNO BRANDÃO DIAS FERREIRA PINTO