Dados do Trabalho


Título

Plataforma Digital para Aprimoramento do Pré-natal no SUS

Objetivo

Desenvolver uma plataforma mobile que centralizasse diretrizes e protocolos da assistência pré-natal e funcionasse como Caderneta de Pré-natal para acesso digital, com interfaces mobile e Web.

Métodos

Realizou-se o trabalho entre os meses de março de 2023 e fevereiro de 2024, por equipe multidisciplinar (profissionais e acadêmicos de Medicina e de Ciências da Computação). Partiu-se de revisão teórica minuciosa de diretrizes, protocolos e normas técnicas estabelecidas pelo Ministério da Saúde e entidades médicas pertinentes, garantindo conformidade da ferramenta desenvolvida com as práticas clínicas e normativas do SUS. Elaborou-se um protótipo de caderneta digital, pelo Google Sheets – ferramenta acessível e de fácil interação. Realizou-se testes iniciais e ajustes necessários, garantindo adequação da ferramenta às necessidades reais de gestantes e profissionais de saúde. Para sua construção, fez-se uso das tecnologias ReactJS no frontend Web e React Native no frontend mobile, com backend utilizando a biblioteca Express em conjunto com Javascript, para inicializar o servidor, e o banco de dados PostgreSQL, para persistir os dados.

Resultados

A versão final do aplicativo passou a oferecer uma versão Web para os profissionais e uma interface mobile para gestantes e o protótipo desenvolvido foi registrado no INPI sob o Nº: BR512024001194-3. Dentre suas funcionalidades, citam-se automatização de cálculos de idade gestacional, data prevista para o parto e construção gráfica de curvas de altura uterina e acompanhamento nutricional da gestante. Possui ainda, entre outros, campos específicos para inserção de dados da rotina laboratorial, dos achados ultrassonográficos, da história obstétrica pregressa e do controle vacinal. Os profissionais de saúde também serão alertados diante da inserção de algum dado que não se enquadre dentro dos valores laboratoriais de referências previamente cadastrados.

Conclusão

Os resultados preliminares indicam que a plataforma desenvolvida pode desempenhar papel significativo na melhoria da qualidade do pré-natal no Brasil. Ao centralizar diretrizes e protocolos em plataforma online acessível e integrada, projetou-se facilitar o trabalho dos profissionais de saúde, aprimorar a segurança do cuidado, reduzir dependência de recursos físicos e oferecer flexibilidade e praticidade aos usuários. Em suma, a ferramenta desenvolvida representa resposta adaptativa e eficaz às demandas contemporâneas do pré-natal no Brasil.

Palavras Chave

Cuidado Pré-Natal; Tecnologia da Informação; Tecnologia em saúde; Sistema Único de Saúde; gravidez

Área

GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA

Autores

ÁLVARO MÁXIMO SILVA, CASSIO SILVA FISCHER CHAMONE, Eduardo Fernandes Siqueira, Geraldo José Coelho Ribeiro, Tadeu dos Reis Faria