Dados do Trabalho
Título
Avaliação do Perfil Citotóxico de Nanotubos de Carbono Com Cobre em Fibroblastos Murinos
Objetivo
Avaliar o perfil citotóxico de nanotubos de carbono com 1% de cobre em fibroblastos murinos (3T3) através de ensaio de viabilidade celular, detecção da produção de espécies reativas de oxigênio e da análise da morfologia celular.
Métodos
Fibroblastos murinos foram expostos a concentrações de 31,25; 62,5; 125; 250 e 500 µg/ml de nanotubos de carbono com cobre 1% por 24 horas. A viabilidade celular foi avaliada pelo ensaio colorimétrico MTT (brometo de 3-(4,5-dimetil-2-tiazolil)-2,5-difenil-2H-tetrazólio) e a produção das espécies reativas de oxigênio foi detectada utilizando sonda fluorescente DCFH-DA (2’,7’-diclorodihidrofluoresceína diacetato). A análise de morfologia celular foi realizada por microscopia óptica com aumento de 100X e todos os experimentos foram feitos em triplicata biológica. As análises estatísticas consideraram significância em p < 0,05.
Resultados
A viabilidade celular apresentou diminuição significativa nas concentrações de 250 e 500 µg/ml quando comparadas ao controle. As células expostas às concentrações de 62,5; 125; 250 e 500 µg/ml de nanotubos de carbono com cobre 1% demonstraram aumento significativo de produção de espécies reativas de oxigênio em comparação ao controle. Na análise morfológica, foi observado uma redução do número de células nas concentrações de 62,5; 125; 250 e 500 µg/ml de nanotubos de carbono com cobre 1%, sem alterações na morfologia das células. Houve uma redução mais relevante nas concentrações de 250 e 500 µg/ml.
Conclusão
Os nanotubos de carbono com cobre 1% em concentrações de 62,5; 125; 250 e 500 µg/ml, apresentam um potencial perfil citotóxico em fibroblastos 3T3, evidenciado pela redução da viabilidade celular e do número de células à microscopia, além do aumento da produção de espécies reativas de oxigênio, sugerindo que o estresse oxidativo é uma das vias de morte celular.
Palavras Chave
Nanotubos de Carbono; Cobre; Viabilidade celular; Espécies Reativas de Oxigênio; Citotoxicidade.
Área
PATOLOGIA CLÍNICA / MEDICINA LABORATORIAL
Autores
THAIS DE BRITO, PAULO VITOR DA COSTA E SILVA, KRISSIA FRANCO DE GODOY, JOICE MARGARETH DE ALMEIDA RODOLPHO, BRUNA DIAS DE LIMA FRAGELLI, MARCELO ASSIS, ELSON LONGO, FERNANDA DE FREITAS ANIBAL