Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE DO IMPACTO DO CRESCENTE NÚMERO DE FACULDADES MÉDICAS NO ESTADO DE SÃO PAULO

Objetivo

Esse artigo tem como objetivo analisar se há relação entre o aumento do número das faculdades de medicina no Estado de São Paulo com a redução do desempenho dos estudantes. Para isso, foi analisado o número de faculdades médicas no Estado de São Paulo, o número de estudantes e sua distribuição geográfica, além de analisar a qualidade do ensino médico por meio do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (SAEME).

Métodos

Trata-se de um estudo descritivo, correlacional e qualitativo, utilizado como embasamento teórico pesquisas em bancos de dados como PubMed e Google Acadêmico e DATASUS. Ademais, não foi delimitado um período de tempo consultado, de idioma ou disponibilidade de texto completo para a elaboração do artigo.

Resultados

Ao analisar os dados, não foi possível estabelecer se há relação qualidade do atendimento médico e a expansão do números de faculdades de medicina no país devido a escassez de dados. Porém os dados demostram um aumento exponencial com 224.148 alunos matriculados do primeiro ao sexto ano de medicina em 365 escolas médicas ativas no Brasil em 2021, conforme o Censo da Educação Superior. Desses, 46.837 estão no Estado de São Paulo, levando a uma média de 1,05 estudantes por 1.000 habitantes.
Já em relação ao último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes na área da medicina, pulicado em 2019, podemos observar que a média das notas foi de 59,2, sendo a média das Universidades maior que que a média dos Centro universitário e das Faculdades, com valores de 59,6 e 58,5 respectivamente. Além disso, é possível observar uma diferença entre as notas de instituições públicas e privadas.
No Estado de São Paulo, segundo o MEC existem 74 faculdades de medicina em 2024 particulares e privadas, sendo apenas 18 acreditadas pela SAEME que visa reafirmar uma formação médica competente e adequada para atender as demandas de saúde e dessas somente 53 apresentam Hospitais Escolas, reafirmando a defasagem dos alunos com a prática em hospitais.

Conclusão

Apesar dos dados apresentados, ainda não é possível avaliar a qualidade do atendimento médico devido à falta de dados e de pesquisa da avaliação médica, principalmente dos médicos recém formados que viveram a expansão das faculdades de medicina no Brasil. Portanto, uma análise mais profunda sobre o impacto do crescente número de faculdades de medicina no ensino médico deve levar em consideração as diversas metodologias e objetivos estipulados por cada uma dessas instituições.

Palavras Chave

Avaliação do Ensino; Hospitais de Ensino; Estudantes de Medicina.

Área

EDUCAÇÃO MÉDICA

Autores

MARIA LAURA FAIANI BAGATIM, Eduarda Pereira Lima Garcia, Lívia Reis Sanches, Maria Beatriz Pavaneli Pugin, Marcelo Motta Dutra