Dados do Trabalho


Título

USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

Objetivo

Identificar as técnicas de Inteligência Artificial utilizadas em diagnóstico por imagem.

Fonte de Dados

Foram seguidas as diretrizes do PRISMA (2020). Foram realizadas buscas nas bases de dados SciElo, PUBMED e BVS, com os descritores em português “Inteligência Artificial”, “Diagnóstico por Imagem”, “Ultrassonografia”, “Ressonância Magnética” e “Radiografia”. Foi considerando o período de publicação jan/2018 a ago/2023 para as buscas.

Seleção de Estudos

Foram identificados um total de 3.913 artigos na BVS, três artigos na SciElo e 82 no PUBMED. Após a exclusão das duplicatas, 53 artigos foram excluídos de forma automatizada e mais 38 artigos excluídos manualmente. Desta forma restaram 3.907 para leitura completa dos títulos. Após a leitura dos títulos, restaram 1.504 artigos para a leitura dos resumos.

Coleta e Análise de Dados

Os títulos foram codificados como: 0 – o título tem relação com o tema da pesquisa, 1 – o título não tem relação com o tema da pesquisa, 2 – dúvida se o título apresenta relação com o tema e 3 – título repetido. Como a pesquisa ainda está em andamento por se tratar de projeto PIBIC vigente, a etapa de leitura completa será realizada ao final da extração dos dados dos artigos incluídos após leitura do resumo. E por fim, será realizada uma tabela comparativa dos resultados encontrados.

Síntese de Dados

Todos os artigos capturados nas buscas foram importados para o endnote versão web (gerenciador de referências), onde foi realizada a remoção das duplicatas dos artigos. Para leitura dos títulos e resumos os dados básicos dos artigos foram tabulados, e com isso foi feita a leitura em pares para decisão de inclusão ou não do mesmo para a próxima fase (leitura de resumo). Após a verificação dos critérios de elegibilidade, os artigos incluídos foram destinados à leitura completa. Após esta etapa os dados principais de cada artigo foram apresentados em forma de tabela para posterior discussão dos achados.

Conclusão

Diante aos resultados parciais, foi constatada a carência de estudos em relação ao uso de inteligência artificial na área médica no Brasil e o escasso número de artigos científicos acerca do tema em português. Notamos os grandes avanços ocorridos na área de pesquisa da inteligência artificial desde os seus primórdios em 1950 e o seu grande desenvolvimento com o advento da internet. Com o desenlace da pesquisa buscamos entender como a IA está "treinada", quais as suas aplicações na medicina, focando no diagnóstico médico por imagem e como ela contribuirá para o avanço médico, se tornando assim, referência em diagnóstico.

Palavras Chave

“Inteligência Artificial”; “Diagnóstico por Imagem”; “Ultrassonografia”; “Ressonância Magnética”

Área

RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

Autores

JÉSSICA PÂMELA CÂNDIDO DE CARVALHO SILVA, LORRANY RÉGYA MENDANHA CAMPELO SILVA, MARIANA APARECIDA FERREIRA, MILENA PILAR SOUZA DAVI, MARAISA DO NASCIMENTO