Dados do Trabalho


Título

Lesão de esôfago cervical e laringe com ruptura de tireoide secundárias à trauma contuso

Contexto

O trauma cervical contuso é incomum e demanda identificação e tratamento precoce das estruturas traumatizadas devido à alta mortalidade, a fim de minimizar seus danos, tais quais: obstrução de vias aéreas, sangramento, infecção de partes moles, dentre outros. O relato de caso aborda o atendimento hospitalar de paciente traumatizado com lesões raras por trauma cervical contuso e simultâneas, dentre outras, de tireóide, esôfago e laringe.

Descrição do(s) Caso(s) ou da Série de Casos

Homem, 19 anos, vítima de queda de 6m de altura, com impacto do pescoço contra estrutura metálica de apoio. No atendimento pré-hospitalar apresentava-se consciente, orientado, hemodinamicamente estável, com edema cervical e progressiva dificuldade para falar. No atendimento hospitalar, o atendimento inicial ao traumatizado identificou edema cervical intenso, enfisema subcutâneo no local e rouquidão acentuada. Optou-se por via aérea definitiva. Em seguida, foram realizadas tomografias que evidenciaram fraturas em coluna cervical, enfisema subcutâneo, densificação de partes moles, pneumomediastino, pequeno pneumotórax à direita e focos de contusão traumática. Seguiu-se com EDA, que revelou laceração extensa e secção quase completa de esôfago proximal. Foi indicada cervicotomia exploradora, onde foram identificados hematoma, lesão de músculo esternocleidomastóideo, fratura de laringe e ruptura completa de istmo da tireóide. As lesões foram reparadas com suturas, e foram posicionados dreno sentinela e sonda nasoenteral. Durante a internação, foi acompanhado por equipe multidisciplinar e fez uso de colar cervical, sem evolução de déficits motores ou sensitivos. Recebeu nutrição parenteral total e dieta enteral, com progressão lenta de dieta oral. As lesões intratorácicas foram tratadas sem intervenção cirúrgica. No 17º dia de internação, recebeu alta hospitalar e seguiu em acompanhamento ambulatorial com melhora progressiva da rouquidão.

Comentários

O trauma cervical contuso é raro, e suas lesões devem ser reconhecidas e tratadas precocemente para um desfecho favorável, tendo em vista o potencial de complicações com altos índices de mortalidade. No caso relatado, atípico devido a presença de diferentes lesões graves, a evolução foi favorável. O presente relato, com registro CAAE 67245123.0.0000.5404 no CEP, objetiva discutir a complexidade do tratamento deste mecanismo de trauma e demonstrar a importância do tratamento especializado multidisciplinar.

Palavras Chave

Cirurgia Geral; Cirurgia de Cuidados Críticos; Lesões do Pescoço

Área

CIRURGIA GERAL

Autores

JOÃO PEDRO GUEDES XAVIER, Lígia Alves Vidal, Beatriz Piaulino De Araujo, Élcio Shiyoiti Hirano