Dados do Trabalho


Título

EM PACIENTES COM ENDOMETRIOSE, A FERTILIZAÇÃO IN VITRO (FIV) TEM EFICÁCIA COMPARÁVEL ÀS DE MULHERES SEM A DOENÇA?

Objetivo

Introdução: A endometriose é uma doença sistêmica multifatorial que causa efeitos diretos e indiretos na reprodução, sendo associada a infertilidade feminina. A escolha do tratamento para infertilidade em casos de mulheres com endometriose é muito discutida na medicina reprodutiva, sendo a fertilização in vitro (FIV) uma das opções. Objetivo: Avaliar a eficácia da FIV em mulheres com endometriose comparando com mulheres sem endometriose que realizaram a FIV.

Fonte de Dados

Utilizou-se para esta revisão integrativa, uma busca nas bases de dados PubMed, BVS e SCIELO. Os descritores utilizados foram “Endometriosis”, “Fertilization in Vitro”, “infertility”, “pregnancy success”, “Live Birth”, definidos pelo Descritores em Ciências da Saúde (DeCS).

Seleção de Estudos

Os critérios de inclusão foram estudos observacionais e ensaios clínicos randomizados publicados em inglês entre os anos de 2014 a 2024. Os critérios de exclusão foram artigos que não estão relacionados a pergunta científica, duplicatas, artigos publicados antes de 2014 e estudos que incluem revisões sistemáticas e integrativas.

Coleta e Análise de Dados

Foram encontrados ao total 49 artigos, sendo 1 excluído por ser duplicata e 40 por não estarem relacionados à pergunta científica.

Síntese de Dados

Dos 8 artigos utilizados, um demonstrou que a taxa de nascidos vivos em mulheres com endometriose diagnosticada por ultrassom no primeiro tratamento de FIV foi menor do que em mulheres sem a doença. Em contrapartida, dois estudos não evidenciaram diferenças significativas entre os grupos de mulheres com e sem endometriose em relação aos resultados reprodutivos. Um dos estudos evidenciou que endometriose pélvica posterior profunda está associada a menor chance de gravidez após FIV. 44,44% dos estudos, evidenciaram que a utilização da técnica adjuvante de administração ultra longa de agonistas de GnRH não demonstrou diferenças significativas entre os grupos com e sem endometriose.

Conclusão

Ainda é necessário mais estudos para avaliar a eficácia da FIV em mulheres com endometriose, porém, observa-se que a FIV é um tratamento recomendado para este grupo de mulheres, visto que alguns estudos demonstram que as taxas de sucesso são semelhantes às observadas em grupos de mulheres com outros tipos de infertilidade. A administração ultra longa de agonistas de GnRH são dispensáveis em mulheres com endometriose no processo de FIV.

Palavras Chave

“Endometriosis”; “Fertilization in Vitro”; “Infertility”; “Pregnancy Success”; “Live Birth”

Área

GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA

Autores

FERNANDA PONTARA BASILIO, ANDRÉ LUIZ MONTEIRO PELOSO, FERNANDA RODRIGUES MORAIS, PEDRO IVO SODRÉ AMARAL