Dados do Trabalho
Título
ANÁLISE DO IMPACTO TÓXICO DO HERBICIDA 2,4-DICLOROFENOXIACÉTICO NA TRAQUEIA DE RATOS: UM ESTUDO EXPERIMENTAL
Objetivo
Avaliar o efeito tóxico da exposição crônica inalatória ao herbicida ácido 2,4-diclorofenoxiacético (2,4-D) na traqueia de ratos.
Métodos
Este estudo foi aprovado pela Comissão de Ética em Uso Animal da instituição proponente (Parecer 8475). Foram utilizados 40 ratos adultos, machos, distribuídos em quatro grupos (n=10): GCI - grupo controle inalatório, expostos à nebulização com água destilada; GBCI: grupo de baixa concentração inalatório, expostos à nebulização com 3,71x10-3 gramas de ingrediente ativo por hectare (g.i.a/ha) de 2,4-D; GMCI: nebulização com 6,19 x 10-3 g.i.a/ha de 2,4-D; GACI: grupo de alta concentração inalatório, expostos à nebulização com 9,28x10-3 g.i.a/ha de 2,4-D. As concentrações foram baseadas na bula do 2,4-D. Os animais foram eutanasiados 6 meses após o início do experimento. A traqueia foi coletada para análise histopatológica.
Resultados
Houve um aumento da incidência de inflamação nos animais expostos ao 2,4-D, independente da concentração. Os animais expostos à baixa concentração do 2,4-D apresentaram o maior número de mastócitos no epitélio traqueal, enquanto os animais dos grupos expostos à média e alta concentração de 2,4-D apresentaram o menor número. Não houve variação significativa na concentração de muco entre os diferentes grupos. Entretanto, observou-se um incremento no número de células caliciformes produtoras de muco ácido nos animais, especialmente naqueles expostos à baixa concentração do 2,4-D. Verificou-se uma redução expressiva no número total de células caliciformes apenas nos animais expostos à média concentração do agente. A espessura do epitélio traqueal aumentou proporcionalmente ao grau de exposição. A média da área dos núcleos das células do epitélio traqueal também aumentou conforme o nível de exposição ao 2,4-D.
Conclusão
A exposição ao 2,4-D induziu alterações inflamatórias no epitélio traqueal de animais, com efeitos variados dependendo da concentração do agente. Independentemente da concentração de exposição, os animais mostraram hipertrofia do epitélio traqueal, incremento na produção de muco ácido, e aumento no tamanho do núcleo das células epiteliais.
Palavras Chave
herbicidas; doenças da traqueia; Inflamação; exposição a praguicidas; exposição ocupacional.
Área
PATOLOGIA
Autores
ANNA CAROLINA FERRETTI WISENFAD, GISELE ALBORGHETTI NAI