Dados do Trabalho
Título
Correlação Entre Parâmetros Laboratoriais E Desfechos Não Fatais Em Pacientes Internados Por Covid19
Objetivo
Uma das características da COVID19 é o seu perfil altamente inflamatório, que pode causar danos ao organismo e exacerbar as respostas imunes. Uma significativa parcela dos pacientes infectados precisa de hospitalização. Aqueles que apresentam insuficiência respiratória grave podem necessitar de ventilação mecânica invasiva e/ou de oxigênio domiciliar após a alta. Parâmetros laboratoriais podem ser utilizados para sugerir a progressão da doença e para estratificar pacientes infectados conforme a gravidade. Portanto, objetiva-se verificar a existência de correlação entre parâmetros laboratoriais (linfócitos totais, plaquetas, ureia, ferritina, PCR, D-dímero e albumina) e o tempo total de internação, uso de ventilação mecânica na internação e alta hospitalar com oxigênio domiciliar de pacientes infectados por SARS-CoV-2.
Métodos
Estudo observacional retrospectivo de prontuários de pacientes internados por COVID19 e posteriormente encaminhados para acompanhamento no ambulatório pós-COVID do serviço de pneumologia de um hospital terciário do Paraná entre março de 2020 e novembro de 2022.
Resultados
Com base em dados de 528 pacientes em acompanhamento pós-COVID, a amostra foi composta por 52,5% de indivíduos do sexo masculino. A idade média na admissão hospitalar foi de 54,2 ± 14,0 anos e o tempo total de internação teve mediana de 11 dias. Todos os pacientes receberam suplementação de O₂ durante a internação hospitalar, 32,5% da amostra necessitou de ventilação mecânica e 8,2% receberam alta hospitalar com O₂ domiciliar. Os resultados dos exames laboratoriais mostraram a elevação de PCR, ferritina e dímeros como frequentes, enquanto a linfopenia e hipoalbuminemia foram encontradas em 63,6% e 49,6% dos pacientes, respectivamente. Não foi encontrada correlação expressiva entre os parâmetros laboratoriais nem entre uso de oxigênio suplementar domiciliar quando relacionados ao número total de dias de internação.
Conclusão
PCR coletada na admissão hospitalar pode ser associada à necessidade de ventilação mecânica e utilizado como fator de prognóstico da gravidade da doença.
Palavras Chave
COVID19; Oxigenoterapia; Biomarcadores; Ventilação Mecânica; Tempo de Internação
Área
PNEUMOLOGIA
Autores
GIOVANNA GOMES WALDRIGUES, Debora Zandrovski Gonçalves , Ana Carolina Medeiros, Yasmin Biscola Da Cruz, Lêda Maria Rabelo, Jessica Vicentini Molinari