Dados do Trabalho
Título
AS IMPLICAÇÕES PSICOSSOCIAIS APÓS O TRATAMENTO ONCOLÓGICO EM PACIENTES PEDIÁTRICOS
Objetivo
Compreender os impactos psicossociais identificados em pacientes pediátricos e as implicações do envolvimento familiar durante o diagnóstico e o tratamento oncológico.
Métodos
Trata-se de uma revisão bibliográfica descritiva sobre os impactos psicossociais em pacientes pediátricos, na qual foi coletada pelas bases de dados PubMed, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Cocharne, a partir do cruzamento dos descritores “pediatria”; “neoplasia”; “psicossocial”. Após a seleção de artigos, utilizou-se o software Ryyan para a triagem dos trabalhos e eliminação de duplicatas. Critérios de inclusão: artigos originais, completos, escritos em português, inglês ou espanhol nos últimos 5 anos. Critérios de exclusão: artigos duplicados ou incompletos.
Resultados
Foram obtidos 156 resultados, sendo selecionados 8 para o embasamento do texto, todos de caráter qualitativo. Nesse sentido, foi constatado que o diagnóstico e o tratamento geram agentes estressores que têm efeitos deletérios aos pacientes e aos familiares envolvidos. Nesse contexto, esse cenário resulta em impactos psicossociais e marcas na vivência social do paciente pediátrico, podendo diminuir a capacidade de aprendizado, a interação social e a independência. Assim, intervenções psicológicas (PEI) direcionadas aos pacientes os familiares são indicados e resultam em melhores adaptações e enfrentamento durante e após o tratamento.
Conclusão
Os aspectos que perpetuam a jornada contra o câncer infantil têm causas e consequências nocivas na vida do indivíduo com a patologia e naqueles que estão envolvidos.
Palavras Chave
Pediatria; Neoplasia; Psicossocial
Área
ONCOLOGIA CLÍNICA
Autores
ISADORA LIMA VALE, Gabriely Borsoi Leite, Izabella De Souza Rabello, Isadora Brasil Neves, Juliana Nayde Zuquim Tangerino, Aline dos Santos, Ana Paula dos Santos, Maria das Neves Mesquita Dutra Fernandes