Dados do Trabalho


Título

TROMBOEMBOLISMO VENOSO: MORTES EVITÁVEIS NO BRASIL

Objetivo

O tromboembolismo venoso (TEV), termo sindrômico para designar o quadro clínico do paciente com trombose venosa profunda, embolia pulmonar ou ambos apresenta-se como uma condição causada pela solidificação do sangue no interior do leito vascular. A importância da entidade clínica advém de sua elevada morbimortalidade nos pacientes acometidos. O estudo visa avaliar a quantidade de óbitos por TEV entre as macrorregiões brasileiras no período de 2018 a 2023.

Métodos

Trata-se de um estudo de caráter descritivo, retrospectivo com abordagem quantitativa baseado nos dados fornecidos pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), na seção de Sistema de Informações hospitalares do SUS (SIH/SUS). Foram avaliadas as variáveis: número de óbitos nos pacientes diagnosticados com TEV de acordo com o ano de processamento e as regiões do país nos anos de 2018 a 2023.

Resultados

Ao período analisado, observou-se um total de 6.355 óbitos por tromboembolismo venoso no país, com o maior quantitativo de mortalidade no ano de 2021. No que tange a divisão regional, a região Sudeste deteve o maior número de óbitos (3.206), enquanto as regiões Nordeste, Sul, Centro-oeste e Norte apresentaram 1.567, 977, 350 e 255, respectivamente. Segundo as diretrizes mais recentes sobre TEV, o quadro clínico apresenta baixa sensibilidade e especificidade, sendo necessário a dosagem do D-dímero e ultrassonografia com Doppler para firmar o diagnóstico, além de outros exames de imagem mais complexos no caso de quadros pulmonares, que muitas vezes não estão disponíveis nos serviços de emergência, atrasando o início do tratamento e aumentando a morbimortalidade.

Conclusão

Diante de tais informações, observou-se um aumento no número de óbitos pelo TEV ao longo dos anos, destacando-se o ano de 2021, além de uma concentração importante na regionalidade dos casos, relativos a região Sudeste. Em suma, tais dados alarmam a importância no que tange a prevenção primária e da necessidade de uma estrutura capaz de estabelecer o diagnóstico nos casos de TEV, haja vista intensa movimentação em recursos hospitalares e morbidade dos pacientes acometidos pelo espectro clínico.

Palavras Chave

Tromboembolismo venoso; Epidemiologia; Clínica Médica

Área

CIRURGIA VASCULAR

Autores

CAIO VINICIUS BOTRLHO BRITO, Carolina Barbosa Redig