Dados do Trabalho


Título

FEBRE HEMORRÁGICA DA DENGUE (FHD): UMA ANÁLISE DAS HOSPITALIZAÇÕES NA REGIÃO SUL DO BRASIL

Objetivo

Avaliar os registros de hospitalizações por febre hemorrágica da dengue decorrente de infecção viral da dengue na Região Sul do Brasil.

Métodos

Trata-se de um estudo ecológico, transversal, descritivo com abordagem quantitativa, realizado mediante coleta de dados do Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SIH/SUS) disponibilizados no Banco de Dados do Sistema Único de Saúde (DATASUS-TABNET), segundo as variáveis Região Sul, unidade da federação, ano atendimento, ano/mês de atendimento, faixa etária, sexo, cor/raça, óbitos, média de dias internado e valor médio da internação. Os critérios de inclusão foram de internações de indivíduos dos gêneros masculino e feminino menores de um ano até 80 anos ou mais da Região Sul do Brasil baseados nos anos de atendimento. Os critérios de exclusão foram dados referentes aos anos de processamento das internações. O período de estudo das internações foi de janeiro de 2018 a dezembro de 2023, sendo feita análise estatística descritiva com a utilização do Microsoft Excel.

Resultados

Foram observadas 1177 internações por FHD, no período investigado, 56,4% no Estado do Paraná, 26,3% em Santa Catarina e 17,1 % no Rio Grande do Sul. A distribuição das internações foi descontínua com maior incidência nos anos de 2022 e 2023, 27,8% e 44% respectivamente. Em relação aos meses das internações, as incidências mais expressivas ocorreram nas estações do verão e do outono, com destaque para o ano de 2023 que apresentou 67,8% das internações do ano entre março e maio. A faixa etária com mais internações foi de 20 a 29 anos (14,6%) e de 40 a 49 anos (14,3%) e com menos de 1 a 4 anos (1,9%) e nos menores de um ano (0,7%). Quanto ao sexo, 54,8% são do sexo feminino e 46,1% do masculino. Em relação à cor/raça, 82,2% são brancos, 13,1% pardos, 6,3% dados sem informação, 2,5% preta e 1,1% amarelo e indígena. O percentual maior de óbitos nas internações (7,2%) ocorreu no ano de 2023 (2,2%). A média de dias de permanência de internação corresponde a 5 dias e o valor médio da internação é de 904,15 reais.

Conclusão

Os dados revelam que as internações por FHD foram mais frequentes no Estado do Paraná, especialmente em 2023, entre os meses de março a maio, nos indivíduos de 20 a 29 anos, do sexo feminino, da cor/raça branca e com maior letalidade em 2023.

Palavras Chave

Dengue grave; Febre Hemorrágica da Dengue; Hospitalização;

Área

MEDICINA INTENSIVA

Autores

JULIA LEITE FERREIRA, Alessandro Batista Soares, Maria Julia Horikawa, Nathalia Gabrielle Dallacort, Maria Vitória Sobral Bernardino , Breno Nunes Costa