Dados do Trabalho


Título

Análise das internações por varicela e herpes zoster no brasil no período de 2013 a 2023: Estudo Ecológico

Objetivo

Analisar as internações decorrentes de varicela e herpes zoster no Brasil no período de 2013 a 2023.

Métodos

Estudo ecológico com dados secundários coletados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). As variáveis foram analisadas por estratégia descritiva abordando as internações por varicela e herpes zoster no Brasil no período de 2013 a 2023 com as variáveis ano de atendimento, região brasileira, sexo e faixa etária.

Resultados

No período analisado ocorreram 60.588 internações por varicela e herpes zoster, sendo encontrado o maior número em 2013, com 9.665, seguido de uma queda progressiva até 2017, onde houve um pico com 6.099, acompanhado por uma nova queda até o ano de 2023, com 3.912 internações. A região mais acometida foi o sudeste, com 27.698. No quesito sexo, o masculino se destaca com 30.967, se comparado com o feminino, com 29.631. Já a faixa etária mais acometida foi a de 1 a 4 anos, com 9.440 casos.

Conclusão

A varicela e a herpes zoster são doenças causadas pelo mesmo vírus, herpes vírus humano 3, sendo a primeira a infecção primária e a segunda a reativação do vírus na forma latente em gânglios das raízes dorsais posteriores. Nota-se um maior acometimento na região Sudeste por conta da maior concentração populacional e da melhor infraestrutura de saúde, além de maior conscientização sobre as moléstias, podendo ter mais diagnósticos relatados e seus devidos registros. Ademais, destaca-se um maior número de infecções em homens, visto que a reativação desse vírus tem uma grande relação com o estilo de vida e níveis de estresse, sendo que a população masculina tem um caráter de negligência com o cuidado à saúde. A faixa etária com mais registros foi de 1 a 4 anos, muito provavelmente pela vacinação incompleta nessa fase da vida, já que a última dose é somente com 4 anos de idade. Ainda, pode-se inferir que a variação do número de casos ao longo dos anos pode estar relacionada à oscilação da cobertura vacinal, além de fatores ligados aos sistemas de notificação. Este estudo possui limitações, pois não é possível extrair os dados destas doenças separadamente.

Palavras Chave

varicela; herpes; Epidemiologia

Área

INFECTOLOGIA

Autores

FERNANDO YUKIO TANAKA SATO, GIULIA CHIAVEGATO LOCATELLI