Dados do Trabalho


Título

Relação médico-paciente: o olhar do paciente sobre a atuação médica

Objetivo

Investigar a percepção da população sobre o atendimento médico e suas expectativas em relação a este profissional é o objetivo principal deste estudo.

Métodos

Pesquisa de cunho descritivo, quanti-qualitativo, tendo como instrumento de coleta de dados entrevistas semiestruturadas, aplicadas via Google Forms a pessoas de todo o país, maiores de 18 anos, que já foram consultadas por médicos. A revisão de literatura situou-se nas bases de dados do Scielo, Biblioteca Virtual em Saúde e PubMed.

Resultados

Cento e vinte e cinco pessoas participaram da pesquisa e 80,8% relataram submissão em mais consultas médicas boas, que ruins ao longo da vida. Os participantes hierarquizaram as funções médicas, sendo o diagnóstico e o tratamento considerados mais relevantes, enquanto a contribuição científica foi a menos importante.

Os entrevistados, em sua maioria (52%), relataram que sentem que constroem um vínculo com os médicos, porém com poucos. A maioria (67,2%) declarou que se sente bem cuidada e acolhida, em um ambiente livre de julgamentos. Além disso, 60% dos indivíduos gostariam de ter com seu médico, uma relação profissional, mas amigável.

Quanto às habilidades valorizadas em médicos, 88% mencionaram conhecimento técnico atualizado, seguido por comunicação clara, ética, empatia e habilidade de ouvir. Quanto aos aspectos valorizados em consultas médicas, os participantes classificaram nove condições, onde as mais importantes foram resolução das queixas e exame físico completo, enquanto consultas curtas foram menos relevantes.

Em relação à importância da relação médico-paciente para um tratamento eficaz, 64,8% acham que essa relação é extremamente importante, sendo que 42,4% acreditam que a mesma poderia ser melhorada, para uma experiência mais satisfatória, a partir de uma melhor comunicação por parte do médico, evitando termos técnicos e fornecendo informações claras e compreensíveis.

Conclusão

Diante dos resultados da pesquisa, conclui-se que a construção de uma relação médico-paciente sólida e eficaz requer cuidado e atenção. Comunicação clara e efetiva entre médicos e pacientes e a valorização do exame físico minucioso contribuem para o estabelecimento de um vínculo de confiança e segurança. O médico deve se empenhar em atender de forma individual, empática, ética e com escuta atenta, considerando as queixas e as preocupações do paciente. O olho no olho, o contato humano e a atenção são elementos cruciais para garantir uma experiência satisfatória ao paciente.

Palavras Chave

Relações Médico-Paciente; Perspectiva do Paciente; Consulta Médica; Humanização.

Área

ÉTICA MÉDICA E DEFESA PROFISSIONAL

Autores

AMANDA APARECIDA DA SILVA MACHADO, Leonardo Carvalho Reis, Gregory Michel Bech, Maria Simões Crivellari Moreira, Rafaela Leta Chamberlain da Costa, Charles Darwin Ribeiro de Araújo Costa, Nelson Bonifácio Pereira, José Guilherme Vasconcelos de Araujo