Dados do Trabalho


Título

Impactos da Síndrome de Transfusão Feto-Fetal: Uma Revisão Sistemática

Objetivo

A síndrome de transfusão feto-fetal, é uma estruturação patológica da placenta, com anastomoses vasculares. Resultando em transfusão entre os gêmeos. Múltiplas sequelas/alterações podem decorrer por causa da patologia, este estudo visa definir e destrinchar a origem das principais.

Métodos

As palavras-chave "fetofetal transfusion," "prematurity,", “anemia” e "polycythemia" foram utilizadas na NIH e no PubMed, com filtro para os últimos 10 anos e com exclusão de relatos/séries de caso. Os estudos foram incluídos se: em inglês, publicados após 2014, e excluídos: não relacionados ao objetivo ou dados insuficientes para comprovar achados. Foram utilizados 7 estudos e 1 excluído. Os dados foram analisados como revisão sistemática e de literatura. Foram avaliados os achados em análise qualitativa e comparativa de literaturas.

Resultados

No segundo estudo foram avaliados os achados quanto às proteínas vasoativas: receptor do fator de crescimento endotelial vascular 1 (RFCEV1) e seu papel na mal mplantação placentária e hipóxia do tecido placentário, tendo sua liberação aumentada quando ocorrem os quadros citados e sendo um indicador de mal prognóstico e o fator de crescimento endotelial vascular (FCEV) tem papel na angiogênese e desenvolvimento dos vasos, nos exames laboratoriais são encontrados aumento do FECV em ambos os fetos, mas aumento significativo do RFCEV1 no feto doador, provavelmente decorrente de lesões isquêmicas; também foi analisado o papel do sistema renina-angiotensina-aldosterona (SRAA) na regulação do fluxo sanguíneo, em conjunto com o sistema da endotelina-1, tendo maior presença laboratorial do SRAA nos fetos doadores por menor volemia, mas paradoxalmente a renina e a enzima conversora de angiotensina 1 são mais presentes no feto receptor; a endotelina 1 está aumentada em ambos, sendo produzida primordialmente pelo tecido cardíaco e resultando em aumento da pressão arterial. Os demais estudos mostraram achados diretamente ligados ao fluxo e suas possíveis consequências.

Conclusão

As complicações do feto receptor, como alterações cardíacas, insuficiência cardíaca, lesões cardiovasculares e hipertensão, resultam do aumento do fluxo. No doador, lesões hipóxico-isquêmicas, oligodramnia, dilatação do ducto venoso, distensibilidade arterial reduzida e a síndrome da banda amniótica são causadas pela baixa nutrição/aumento do SRAA.

Palavras Chave

Transfusão feto-fetal; Prematuridade; Policitemia; Anemia;

Área

GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA

Autores

CARLOS EDUARDO DA SILVA ISIDORO, Maria Eduarda Barroca de Souza Canto, Julia Arcanjo Ferreira, Flávia Cristina Rosa