Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO: APRESENTAÇÃO DE TUBERCULOSE PERITONIAL COMO APENDICITE AGUDA

Contexto

A tuberculose peritonial é uma entidade clínica rara, sendo a sexta apresentação mais comum de tuberculose extrapulmonar, correspondendo a até 2% dos casos. Sua instalação ocorre através de uma ruptura linfonodal e disseminação hematogênica do Mycobacterium tuberculosis,
sendo encontrados nódulos esbranquiçados aderidos em omento, mesentério e até mesmo na cavidade peritonial. A população mais acometida por essa afecção são aqueles com comorbidades como HIV, hepatopatias crônicas, diabetes mellitus, pacientes em uso de imunossupressores e diálise peritonial contínua.

Descrição do(s) Caso(s) ou da Série de Casos

A.G, 58 anos, masculino, branco, sem comorbidades procura atendimento hospitalar por dor abdominal difusa iniciada há 3 dias que piorou progressivamente se tornando localizada em fossa ilíaca direita, juntamente com náuseas, vômitos e dificuldade evacuatória. Foi solicitada uma tomografia de abdome que demonstrou apêndice cecal de diâmetro aumentado e discreto espessamento parietal em sua base (0,9 cm), além de uma leve dilatação por conteúdo líquido de alças ileais, sugerindo apresentação de apendicite aguda em sua fase inicial. Os exames laboratoriais constataram uma anemia normocítica e normocrômica, leucocitose, a sorologia para HIV foi não reagente e os exames de função renal e hepática estavam dentro da normalidade. Conforme a correlação clínica e de imagem, foi realizada uma apendicectomia aberta.
Durante o peri-operatório foram visualizados múltiplos pequenos implantes de aspecto esbranquiçado em alças intestinais, apêndice e omento em aspecto de pingo de vela. A partir dos achados macroscópicos da laparotomia, foi solicitada uma tomografia de tórax com suspeita de tuberculose, na qual se evidenciaram lesões escavadas de paredes espessas no segmento ápico-posterior do lobo superior esquerdo e segmento posterior do lobo superior direito, associado a múltiplos focos consolidativos e nódulos irregulares/espiculados com distribuição peribroncovascular, além de opacidades lineares de aspecto retrátil, pequenas densificações irregulares e bronquiectasias, que promovem distorção parenquimatosa das regiões acometidas, compatíveis com sequela de processo granulomatoso esparsos bilateralmente. Tanto a visualização de nódulos quanto os achados tomográficos em tórax foram altamente sugestivos para tuberculose, seguindo-se a investigação com a solicitação de um BAAR e anatomopatológico da peça.

Comentários

Por ser uma entidade rara em nosso meio com poucos casos relatados. Acreditamos sua descrição ser relevante

Palavras Chave

Tuberculose; Apendicite; PERITONIAL

Área

CIRURGIA GERAL

Autores

JULIA CAVANUS FEIJO, JULIO FEIJÓ, Isadora Faneco da Silva, Gabriele FIscher