Dados do Trabalho


Título

Efetividade dos antivirais associados a corticosteroides no tratamento de pacientes com paralisia de Bell: Uma revisão sistemática.

Objetivo

Analisar a efetividade dos antivirais associados a corticosteroides no tratamento da paralisia de Bell.

Fonte de Dados

Através da metodologia PRISMA revisou-se artigos nas bases de dados Lilacs, Medline, Scielo e PubMed, publicados em inglês e português entre 2008 e 2023, utilizando os termos de busca: “paralisia de Bell”, “etiologia”, “fisiopatologia”, “tratamento” e “diagnóstico”. A escassez de dados e as controvérsias dos estudos revisados, foram fatores limitantes para esta revisão.

Seleção de Estudos

Selecionou-se ensaios clínicos randomizados e ensaios clínicos observacionais que seguiram os critérios de inclusão: (1) População (adultos, crianças e gestantes), (2) intervenção (corticosteroides e antivirais no tratamento da paralisia de Bell) e (3) eficácia (efetividade dos antivirais associados a corticosteroides na paralisia de Bell).

Coleta e Análise de Dados

A primeira exportação garantiu 112 resultados, que foram refinados pela plataforma Rayyan. A análise dos dados foi realizada por
dois revisores de forma independente. Excluiu-se as duplicatas e artigos que não cumpriram os critérios de inclusão, totalizando 15 artigos que foram revisados integralmente.

Síntese de Dados

Do mesmo modo que na literatura não há consenso definido entre a associação dessas classes medicamentosas, essa revisão também mostrou divergência de resultados entre os estudos analisados, porém, houve uma superioridade na quantidade de estudos que mostraram uma maior eficácia no tratamento com corticosteroides associados aos antivirais. Um estudo randomizado que comparou a associação de prednisona e aciclovir com prednisona e placebo mostrou que o aciclovir foi superior na recuperação da função muscular facial e prevenção da degeneração nervosa. Outro ensaio clínico comparou quatro grupos de tratamento: prednisolona, prednisolona e aciclovir, aciclovir e o grupo placebo, porém nesse estudo em questão o aciclovir associado a prednisolona não demonstrou superioridade comparado ao uso da prednisolona isolada. Todavia, mais um ensaio clínico recente comparou a associação de valaciclovir e prednisolona com os que receberam placebo e prednisolona, encontrando recuperação completa da paresia facial em 96.5% do grupo valaciclovir e prednisolona comparada com 89.7% no grupo placebo e prednisolona.

Conclusão

Através dos estudos analisados, evidenciou-se que o tratamento da paralisia de Bell permanece controverso, no entanto recentes ensaios clínicos bem conduzidos confirmam o benefício dos corticosteroides associados aos antivirais na recuperação completa da paralisia facial.

Palavras Chave

Paralisia de Bell; Antivirais; Terapêutica.

Área

OTORRINOLARINGOLOGIA

Autores

MICHELLE LOPES MARCUCCI, SARAH DOS SANTOS TEIXEIRA DE LIMA, MARCELLA MARQUES RODRIGUES DE ALMEIDA, GABRIELA MIRANDA DE CAMARGO, LIVIA MARANHO DE OLIVEIRA