Dados do Trabalho


Título

Relação entre Vulnerabilidade Social e Encaminhamentos para Neurologia em cidade de médio porte

Objetivo

Verificar a associação entre vulnerabilidade social e os encaminhamentos da Atenção Primária à Saúde (APS) para a especialidade de neurologia em cidade de médio porte.

Métodos

Estudo transversal que analisou todos os encaminhamentos feitos da APS para a especialidade de neurologia em cidade de médio porte do interior do Estado de São Paulo no período de 20/06/2022 a 20/06/2023.
A vulnerabilidade social foi avaliada pela porcentagem dos beneficiários do Bolsa Família (BF) em relação aos agendamentos totais das UBSs do município. Quanto maior a porcentagem, maior o perfil de vulnerabilidade social.
Os motivos de encaminhamento para a especialidade foram analisados de acordo com a Classificação Internacional de Doenças (CID) e a UBS de origem, através de relatório gerado pelo software municipal de gestão de saúde.
Na sequência, foram comparados os motivos/CIDs de encaminhamento para a neurologia entre as duas UBSs com perfil de vulnerabilidade opostos, definindo uma com maior perfil de vulnerabilidade social (MAVS) e outra de menor perfil de vulnerabilidade social (MEVS). Foi realizada uma análise descritiva dos dados.

Resultados

O total de encaminhamentos feitos para a especialidade de neurologia no município foi de 473, desses, 163 tiveram origem na UBS com MAVS e 106 na UBS com MEVS, totalizando 269 encaminhamentos.
Os CIDs mais relevantes dos encaminhamentos foram cefaleia, epilepsia e transtornos hipercinéticos todos eles mais frequentemente encaminhados pela UBS de MAVS (35, 13 e 16 respectivamente) em relação aos encaminhados pela UBS com MEVS (26, 7 e 1 respectivamente).
Outros CIDs com relevância nos encaminhamentos foram enxaqueca, acidente vascular cerebral, movimentos involuntários anormais, transtornos globais do desenvolvimento, convulsões e sequelas de doenças cerebrovasculares com 5, 4, 4, 9,6 e 2 vindos da UBS com MAVS contra 6, 7, 7, 0, 3 e 3 da UBS com MEVS.
“Outros” foi designado como a soma de todos os outros CIDs de encaminhamentos que individualmente não atingiram pelo menos 2% do total.

Conclusão

É possível observar que a UBS com MAVS está associada a maior frequência de encaminhamentos de doenças como Transtornos Hipercinéticos e Transtornos Globais do Desenvolvimento que, quando confirmadas, causam um impacto importante na vida familiar potencializando a vulnerabilidade já existente.

Palavras Chave

Vulnerabilidade Social; Encaminhamento e Consulta; Neurologia; Regulação e Fiscalização em Saúde

Área

NEUROLOGIA

Autores

CARLOS EDUARDO SOLÉ VERNIN, TÂNIA REGINA GASPARINI BOTELHO PUPO, LUÍS EDUARDO PEDIGONI BULISANI, CHRISTIANE DE LA CASA JIANELLI SOLÉ VERNIN, MARÍLIA JESUS BATISTA