Dados do Trabalho


Título

Terbinafina em Gel de Acrílico para Onicomicose em Pacientes Dialíticos: Estudo Clínico de Fase II

Objetivo

Objetivo: Avaliar a segurança e o potencial de eficácia de um tratamento que combina desbridamento ungueal com o uso de unhas de gel acrílico carreando terbinafina na concentração de 2%.

Métodos

Métodos: Foram incluídos pacientes do Centro de Hemodiálise do Hospital Universitário São Francisco de Assis em Bragança Paulista, São Paulo, Brasil. Os pacientes incluídos apresentavam onicomicose em hálux com formas clínicas cujo tratamento envolvia a necessidade de desbridamento ungueal. Após o desbridamento foi aplicada uma prótese ungueal confeccionada com gel de reconstrução acrílico e terbinafina. A prótese foi renovada a cada 14 dias durante 11 meses. A evolução foi acompanhada com medidas da lâmina ungueal de aparência normal e fotografias. O exame micológico direto e a cultura fúngica foram realizados no início do estudo e 30 dias após a interrupção das aplicações. A avaliação da resposta clínica, cura clínica, cura micológica e cura completa foi realizada ao final do estudo. Todos os participantes responderam a um questionário sobre a percepção do tratamento. Aprovado pelo comitê CAAE nº 70685223.0.0000.5514, parecer nº 6.155.062.

Resultados

Resultados: Foram incluídos 155 pacientes, 64/155 (41,3%) com quadro sugestivo de onicomicose em háluces. Entre eles, 35/64 (54,7%) apresentaram exame micológico direto positivo e realizaram cultura fúngica para identificar o agente etiológico. Desse grupo de pacientes, foram selecionados 24/35 (68,6%) que apresentavam formas clínicas cujo tratamento envolvia a necessidade de desbridamento ungueal. Apenas 15/24 (62,5%) indivíduos completaram o estudo. Em relação a cura, 5/15 (33,3%) apresentaram resposta clínica, 4/15 (26,7%) cura clínica e 3/15 (20,0%) cura completa. Nenhum paciente apresentou reação alérgica ou irritação local causadas pelo material utilizado no tratamento. Nenhum participante relatou desconforto pelo uso das próteses, 3/15 (20,0%) relataram desconforto causada pela vibração da lixa elétrica e 12/15 (80,0%) relataram a percepção de melhor aparência das unhas durante o tratamento.

Conclusão

Conclusão: A aplicação de terbinafina veiculada em gel de reconstrução acrílico para a confecção de próteses de unhas aplicadas após o desbridamento de formas moderadas e graves de onicomicose apresentou baixa eficácia como tratamento isolado em pacientes com doença renal crônica dialítica. Por outro lado, a maioria dos pacientes relataram boa percepção da aparência de suas unhas durante o tratamento, mesmo este não resultando em cura clínica.

Palavras Chave

Antifúngicos; Diálise Renal; Estudo Clínico; Onicomicose; Terbinafina.

Área

DERMATOLOGIA

Autores

MATHEUS GOBBO CORDEIRO, Jeanne Marie Queiroz Borges Bersano, Juliana Mozer Sciani , Iara Lúcia Tescarollo , Fernando Augusto Lima Marson