Dados do Trabalho


Título

Agentes antifator de necrose tumoral alfa (anti-TNF-α) em monoterapia versus associação com metotrexato no tratamento da psoríase: uma revisão sistemática

Objetivo

Comparar a efetividade dos agentes antifator de necrose tumoral alfa (anti-TNF-α) em monoterapia versus associação com metotrexato no tratamento da psoríase.

Fonte de Dados

Com base na metodologia PRISMA, revisou-se artigos indexados nas bases de dados Scielo e PubMed publicados entre 2014 e 2023, em inglês e português. Os termos utilizados foram: “Psoríase","metotrexato", "tratamento”, “metotrexato versus anti-TNF-α”. A escassez de dados na literatura acerca do tema foi um fator limitante para esse estudo de revisão.

Seleção de Estudos

Selecionou-se ensaios clínicos randomizados e estudos observacionais, de acordo com os seguintes critérios de inclusão: (1) População (pacientes com psoríase), (2) intervenção (anti-TNF-α e metotrexato mais anti-TNF-α) e (3) eficácia (anti-TNF-α em monoterapia versus anti-TNF-α associado ao metotrexato em pacientes com psoríase).

Coleta e Análise de Dados

Os dados foram extraídos e refinados pela plataforma Ryyan, cuja primeira exportação resultou em 184 documentos que foram analisados por dois revisores independentes. Após exclusão das duplicatas e artigos que não cumpriram os critérios de inclusão, 9 documentos foram revisados integralmente para contribuição do presente estudo.

Síntese de Dados

Com base nas evidências atualmente disponíveis, as taxas de resposta aos anti-TNF-α em pacientes com e sem metotrexato concomitante são semelhantes. No entanto, a terapia combinada resultou em menos pacientes apresentando anticorpos antidrogas, com uma tendência a uma melhor eficácia medicamentosa. Além disso, os resultados sugerem melhor sobrevida e qualidade de vida em pacientes que recebem comedicação em comparação com a monoterapia, embora essa diferença não tenha sido significativa. No entanto, com base nos resultados, a adição de metotrexato à terapia com anti-TNF-α ocasionou mais eventos adversos. Como consequência, muitos pacientes interromperam o tratamento com metotrexato no grupo de combinação.

Conclusão

Embora o tratamento de metotrexato associado aos anti-TNF-α seja prescrito para a psoríase na prática clínica, as evidências e orientações disponíveis sobre o uso do tratamento combinado são limitadas. Ainda não há consenso sobre certos aspectos do tratamento, como o momento do início do metotrexato (antes do anti-TNF-α ou durante a terapia anti-TNF-α) e a dosagem do metotrexato, necessitando, portanto, de mais estudos na área.

Palavras Chave

psoríase/tratamento farmacológico; psoríase/imunologia; anti-TNF-α

Área

DERMATOLOGIA

Autores

LISANDRA MOLETA MARTINS DIAS, Gabriella Giuliana Pereira Neto Pegolo, Natália Carvalho Dias