Dados do Trabalho


Título

Casos identificados de Hanseníase nos anos de 2018 a 2023 em Minas Gerais

Objetivo

Analisar, no estado de Minas Gerais, a prevalência de casos de Hanseníase no sexo masculino em comparação ao feminino.

Métodos

Estudo ecológico, retrospectivo, quantitativo e descritivo, cujos dados foram obtidos a partir de consultas realizadas no Sistema de Informações de Doenças e Agravos de Notificação (SINAN), através do Departamento de Informação do Sistema Único de Saúde (DATASUS), referente ao período de 2018 a 2023. Como critérios de inclusão, foram analisados o estado de Minas Gerais e sexo feminino e masculino. Foram excluídos raça, faixa etária e quadro clínico.

Resultados

Foram obtidos um total de 3.003 casos de Hanseníase no período de 2018 a 2023 no estado de Minas Gerais, desses, a maioria está nos anos de 2022 (1.339) e 2021 (1.190). Por outro lado, é notável a diminuição nas notificações no ano de 2023, sendo 384 casos notificados. Acerca do sexo masculino, houve uma predominância em todos os anos analisados, visto que, do total de casos, os homens representam 56,28% (1.690), enquanto, as mulheres representam 43,72% (1.313).

Conclusão

Observa-se que há maior prevalência de casos de hanseníase relatados em homens em relação às mulheres, o que pode estar relacionada a fatores socioeconômicos, programáticos, biológicos, psicológicos e estéticos. Segundo o Ministério da Saúde, a não adesão ao tratamento ou o não diagnóstico também estão associados a discriminação e ao estigma, o que poderia levar a limitação no convívio social e as interações sociais desconfortáveis. Ademais, a doença é um importante problema de saúde pública no país e, apesar de as mulheres possuírem uma maior procura e adesão pelo tratamento da doença, são necessários mais estudos para investigar outras possíveis causas da patologia acometer principalmente o sexo masculino

Palavras Chave

Brasil; hanseníase; Sexo.

Área

DERMATOLOGIA

Autores

LAURA PRETTE CAMARGO, MARIA EDUARDA COSTA TAMEGA , MARIA EDUARDA DURANTE MAZUCATO, HIGOR BRAGA CARTAXO